terça-feira, 26 de junho de 2012

Seu destino em suas mãos


O pai da macrobiótica no ocidente, George Ohsawa, falava em três caminhos para uma boa saúde, sendo eles: físico, mental-emocional e espiritual. Segundo ele, a saúde vem primariamente do lado espiritual antes de qualidades físicas e mentais. A saúde espiritual e infinita apreciação da vida levam à saúde mental e física. Sendo assim, pode-se aprender a melhorar e fazer crescer o estado de saúde ao longo da vida. Essa ideia vai de encontro à filosofia da vida moderna, onde se acredita que a saúde é algo inevitavelmente perdida com o passar dos anos. Sendo assim, adoecer não é uma fatalidade a qual temos que nos preparar e esperar.
Para mim não é difícil acreditar e visualizar estas ideias. Tive o privilégio de ter bisavós que chegaram perto dos 100 anos e até uma que ultrapassou esta idade, morrendo serenamente de velhice e não de doenças. Vivemos em uma sociedade tão enferma, que exemplos assim, tem se tornado cada vez mais raros, cedendo lugar a mortes por infartos e cânceres e velhices débeis à base de fármacos.
Apesar de soar como uma mudança de paradigmas em tempos modernos é importante ter em mente que a saúde é mais natural do que a doença. Em muitos casos, passam-se anos desperdiçando a saúde e perdendo contato com diversas formas de vida. É comum que se perca a saúde gradativamente e que esse declínio gradual não seja percebido até que ele se torne forte o suficiente para abalar uma rotina. Enquanto isso se tapa buracos com a ajuda da indústria farmacêutica. Por outro lado, pode-se ter um progresso incrível quando se decide melhorar a qualidade da saúde. Afinal de contas, querer é poder.  
O livre arbítrio é o poder mais soberano da raça humana. Dentre os sete postulados do universo, da filosofia macrobiótica, existem dois que acho fundamentais. “Tudo que tem frente, tem dorso. Quanto maior a frente, maior o dorso.” Essas frases explicam curas miraculosas de pessoas à beira da morte que resolvem mudar seus hábitos e obtém progressos incríveis. Alguns mantêm os bons hábitos adquiridos e seguem uma linha ascendente de melhora da saúde. Outros, entretanto, acham-se “curados” e resolvem voltar a abusar da saúde. Nestes casos o ditado é certeiro e o rebote costuma ser intenso, quando não fatal.
E você? O que tem feito do seu livre arbítrio? Está atento à sua curva da saúde? Tem trabalhado em sua melhora ou piora gradual? Já pensou no poder que tem nas mãos em definir o seu próprio destino?


Para mais sobre os postulados do universo, clique nos links abaixo:
http://www.beijonopadeiro.com/2009/11/yin-e-yang-alguns-conceitos-basicos.html
http://www.beijonopadeiro.com/2010/09/relembrando-os-sete-principios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário