domingo, 1 de julho de 2012

Estagnação x Saúde


Algumas pessoas tem o privilégio de escolher uma segunda opção na vida. Acho super válido! Casamento não deu certo? Tenta de novo... Está infeliz na profissão? Busca o seu sonho! Não gosta da cidade onde mora? Muda para outro lugar!

Claro que essas mudanças todas requerem amadurecimento, para que não haja trocas precoces. É importante buscar um autoconhecimento antes de qualquer coisa. Ter certeza que o problema que se julga estar no próximo, não está em si. É preciso antes de qualquer coisa, responsabilizar-se por atitudes e não terceirizar os problemas e nem as suas soluções.

Já diz o ditado: “Quando um não quer, dois não brigam”, ou seja, a culpa, nunca está de um lado só. Um ambiente ruim de trabalho, não é culpa dos colegas chatos, fofoqueiros e incompetentes e assim por diante... É preciso estar atendo para a parcela individual dos fatos! Da mesma forma, nenhum lugar é totalmente bom ou totalmente ruim, é fundamental saber as projeções que são feitas em relação ao que se espera desse lugar antes de dizer que não presta. Vejo pessoas que se mudam e maldizem o lugar onde moram e para mim (analisando de fora) fica claro que o problema é que elas não sabem fazer do limão a limonada, alimentando um de estado insatisfação.

Adoro falar em equilíbrio, pois esta palavra norteia a minha vida. Apesar de aparentemente “apressada” sou do tipo que pondera muito os fatos antes de tomar decisões. Tenho sempre uma balança mental aonde vou colocando prós de um lado e contras do outro, prestando atenção em qual tem o maior peso. Para decisões cotidianas e corriqueiras, realmente consigo ter respostas rápidas e me deixar guiar pela emoção. Já para questões mais profundas como: casamento, términos de namoros passados, mudança de profissão e mudança de cidade, costumo ponderar de forma bastante racional e calma.

O que quero estimular com esse texto é a não estagnação, pois esta é a causa de todas as doenças. A estagnação pode ser física ou mental. Não importa qual o tipo: é preciso movimentar-se, mudar aquilo que não satisfaz, promover novidades na rotina, praticar atividades físicas, viajar, provar novos sabores e principalmente não acomodar-se em situações que tragam insatisfação e angústia por medo do futuro e de mudanças. As piores doenças são alimentadas por um estado ruim da alma, então fugir da estagnação é uma excelente forma de manter-se saudável, com juízo, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário