quarta-feira, 25 de julho de 2012

Maionese de Cará


Maionese de cará e rabanete com pimenta biquinho no centro; talo de agrião refogado com gergelim; quibes vegetarianos; abóbora ao forno com gengibre e shoyu; arroz integral

Ingredientes:
2 carás médios
6 rabanetes pequenos cortados em rodelas finas
1 pepino japonês cortado em rodelas finas
3 ovos caipira
1 pitada de sal
1 colhar de sopa de vinagre ou limão
Azeite de oliva extra virgem
Sal marinho

Preparo:
Descascar os carás, cortar em rodelas de 4cm e depois quartear as rodelas. Colocar para cozinhar com um mínimo de água no fogo bem baixo até amolecer. Quando estiver bem molinho, esmagar com um garfo em um prato, sem nada de água. Vai ficar uma pasta bem grossa que deverá ser reservada.
Em um recipiente misturar os três ovos, o vinagre/limão e uma pitada de sal. Depois colocar tudo no liquidificador tampado e ligar no mínimo. Quando a mistura estiver homogênea, abrir a tampa menor do liquidificador e adicionar o azeite aos poucos observando a liga da mistura. Quando estiver encorpada, parar de adicionar o azeite e desligar. A maionese está pronta, poderá ser usada em outras receitas também.
Colocar o patê de cará num suribachi e adicionar 4 colheres de sopa cheias de maionese misturando aos poucos.
Em um recipiente, esmagar com as mãos as rodelas de pepino e rabanete juntamente com uma colher de café de sal e depois deixar prensando por aproximadamente 10 minutos. Descartar o líquido e misturar ao creme de cará e maionese. Levar à geladeira para ficar bem fresquinho e servir!

Dica: A receita fica da maionese fica ainda mais gostosa quando feita com vinagre de ume (umeboshi).

Obs.: Na foto, fiz a maionese somente com rabanete, pois estava sem pepino em casa. Outros ingredientes como cebola cortadinha, cenoura ou ervas também podem ser adicionados. Como sempre, deixe-se guiar pela criatividade e bom apetite!

Um comentário:

  1. essa receita é da dona bernadete! esposa do professor kikuchi!

    ResponderExcluir