quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vivalavanca!!!


Há um ano escrevi um texto com o mesmo título, só que não falei sobre o seu significado. Quem já esteve em algum seminário na Escola Musso ou conhece a Autoeducação Vitalícia sabe a força deste “grito de guerra” que tanto proclamamos.


Afinal, o que é uma alavanca? Materialmente falando, trata-se de um objeto rígido com um ponto fixo de um lado e uma extremidade livre que permite que se faça um movimento rotacional com maior facilidade. Um exemplo é quando pegamos um alicate, abraçamos um parafuso e conseguimos soltá-lo com grande facilidade, tarefa impossível de ser feita apenas com as mãos/dedos. Outro exemplo corriqueiro é a maçaneta de uma porta ou um macaco mecânico utilizado para suspender um carro na hora de troca um pneu.


Nas artes marciais, o poder da alavanca pode ser observado claramente no Aikidô. Movimentos leves e sutis são capazes de serem fatais. Tudo graças à força que uma alavanca é capaz de produzir.



A alavanca é uma ferramenta poderosa que permite MÁXIMO RESULTADO COM MÍNIMO ESFORÇO. Adotar esse conceito para a vida é saber potencializar nossas ações, fazendo multiplicar o tempo e os resultados. Nosso corpo é cheio de alavancas, observem o simples movimento de minha perna no vídeo abaixo. Essa maquininha serve para soltar os grãos da espiga de arroz. 


A alavanca pode ser interpretada não somente de forma física e sim como qualquer ação com esse mecanismo multiplicador. Então, quando repetimos a expressão “Vivalavanca!”, estamos buscando ampliar as nossas forças e mantendo em mente a necessidade de se ter um foco, uma direção, correr atrás de objetivos e sempre buscar soluções inteligentes, a fim de minimizar os problemas e amplificar as soluções.


Acredito muito na força das palavras e da mesma forma que evito palavras e pensamentos negativos, penso que a repetição de uma palavra com tanta força só vem a somar para resultados construtivos. Sendo assim: VIVALAVANCA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário