terça-feira, 10 de julho de 2012

Molho de tomate falso


Quem conhece um pouco da filosofia macrobiótica sabe que evitamos o consumo excessivo de tomates. Entretanto, não dá para negar a versatilidade deste ingrediente, principalmente para fazer molhos. No meu caso, tomate em excesso aumenta a minha probabilidade de ficar com aftas. Além disso, quem tem problemas de artrite e artrose deve evitar o ingrediente de qualquer jeito, pois aumenta ainda mais tais processos inflamatórios.

Pensando nisso, resolvi compartilhar meu molho de tomate falso. Uso-o em absolutamente tudo que as pessoas fazem com molho de tomate: para fazer pizza, molho “bolonhesa” de soja, macarrão com molho de frutos do mar e por aí vai.

Ingredientes:
1 cebola média
1 cenoura média
5 dentes de alho esmagados
Sal Marinho
Azeite de Oliva (opcional no fim)

Preparo:
Corta a cebola na metade e depois em rodelas finas. Coloca a cebola numa panela para dourar (sem água e sem óleo) com o fogo alto por 3 minutos mexendo, depois abaixa o fogo para o mínimo (entre o desligado e o alto), tampa a panela e deixa a cebola ir amolecendo. Enquanto isso vai lavando e ralando a cenoura. Depois coloca e cenoura por cima da cebola, sem mexer e sem misturar, tampa a panela novamente e deixa que vá amolecendo. Enquanto isso descasca o alho e depois coloca o alho esmagado em cima da cenoura. Acrescenta meia xícara de água e deixa lá até ferver. Quando estiver tudo com aspecto bem macio, acrescenta quatro xícaras de água e deixa ferver. Depois é só bater tudo no liquidificador e misturar com o que quiser. Colocar sal e azeite de oliva a gosto no final!!

3 comentários:

  1. Adorei, Camila! Eu invento moda também para imitar molho de tomates. Usei acerolas uma época, ficava ótimo, mas acho muito ácido ainda. Encontrei um com melancia, dizem que fica excelente, mas nunca experimentei. Vou fazer o de cenoura!

    Beijos!

    Ps. sonhei com vc essa noite! Que fazíamos uma torta de frutas sem açúcar. quero aquela receitaaaa!!! Vou receber visistas! :-)

    ResponderExcluir
  2. Huuuum, amo aferrolhas! Mas de fato nao sao nada neutras, nao passam despercebidas de jeito nenhum... Certos molhos tem que ser suaves o suficiente para serem misturados com outros ingredientes sem disputar pelo sabor... Depois me conte o que achou desse...

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, adorei o sonho! Estou mesmo lhe devendo essa receita, mas Soho vou poder mandar quando voltar de viagem, nao trouxe meu computador e estou acessando o blog rapidamente de um iPad emprestado... Bjs

    ResponderExcluir