sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O mito dos 2 litros de água por dia


Foto retirada do Google Imagens

Quem nunca ouviu falar que se deve beber pelo menos 2 litros de água por dia? Acabo de ler uma entrevista que me fez querer escrever sobre o assunto. Está em espanhol, mas dá para entender... 

Outro dia, uma colega, com mais de 50 anos e aparência super saudável (dá 10x0 em muita mulher de 30): corpão, pele boa e com muita vitalidade, veio conversar comigo que de todas as coisas de uma rotina saudável a que mais a preocupava era o fato de que não conseguia se disciplinar para beber os tais 2 litros de água. Ela tem uma dieta bastante equilibrada, sempre fez atividades físicas regulares e não tem nenhum tipo de doença ou sintoma crônico. A sua aparência jovem é o maior reflexo de que está no caminho certo.

A primeira coisa que fiz foi dar um beliscão em seu braço e sem seguida no meu. Mostrei como a pele dela é tenra e rica em colágeno, comparada com alguém que tem idade para ser sua filha. Nesta hora ela ainda completou dizendo que não usa hidratantes na pele... Em pleno inverno a pele dela lisinha, elástica e hidratada. Será que falta água em sua vida?

Claro que não! Expliquei que a dieta dela era rica em alimentos cozidos com bastante água, como: sopas, arroz e feijão, além de uma variedade de verduras e frutas que consome regularmente. Falei que todo esse líquido da dieta estava sendo utilizado nas proporções adequadas para hidratar o seu corpo. Hoje em dia as pessoas consomem comidas cada vez mais secas e salgadas, que além de não hidratarem o corpo, ainda mexem com a osmolaridade das células que acabam precisando de mais água.

Mesmo assim, essa história de beber água sem sequer estar com sede não me convence. O corpo humano é uma máquina perfeita, com mecanismos incríveis para fazer interlocução com cada indivíduo. Impossível imaginar que o sinal da sede seja inútil. Devemos beber água sempre que sentimos sede, nem mais, nem menos. O problema é que as pessoas andam se encharcando tanto de líquidos que perderam até a sensibilidade de saberem qual a quantidade ideal de água. Sentem um pouco de sede e tomam um copão cheio de água.

Qualquer exame laboratorial aponta uma urina saudável como aquela com aspecto amarelo, cor de cerveja. Quem bebe muita água tende a urinar amarelo claro e até transparente. Está apenas trocando a água do corpo e sobrecarregando os rins. Sem falar no incômodo que é ter que ir ao banheiro a cada 2 horas ou até menos! Uma média boa de idas ao banheiro são de 3 a 5 vezes ao dia... Isso vai depender do clima, principalmente. Em períodos mais frios ou mais secos, transpira-se menos e assim, a maior parte da excreção de líquidos no corpo se dá pela urina.

Lembro quando pulava carnaval... Sempre bebia a quantidade de água de acordo com a minha sede e muitas vezes conseguia atravessar o percurso inteiro sem precisar ir naqueles banheiros porcos... Uma maravilha!!

Nem preciso dizer que também não uso creme hidratante na pele. Primeiro, pela química excessiva que entra pelos nossos poros. Segundo, porque prefiro deixar meu corpo trabalhar e se hidratar sozinho. Claro que a pele tende a ficar mais seca em climas frios, mas quanto mais hidratante se usa, mais viciado o corpo fica em não produzir hidratação natural. Lógico que ninguém precisa ser radical e sim saber usar a cosmética na hora certa. Hidratante para mim é igual a maquiagem, uso em dias especiais quando quero dar um toque extra de brilho na pele. O mesmo em relação a protetores labiais. Muitas pessoas são viciadas e os passam na boca o tempo inteiro. Dizem que se não passarem a boca fica ressecada... Bem, não bebo 2 litros de água por dia e tenho lábios super hidratados. Como pensar que meu organismo está carente de líquido? Somente quando meu corpo passa por mudanças drásticas de temperatura, algumas vezes meus lábios partem. Nestas ocasiões, um ou dois dias de banha de cacau, como remédio, é mais do que suficiente. Outras boas opções para hidratar pele e lábios são o óleo de coco e o azeite de oliva.

Sei que pareço uma louca, para muita gente, quando falo dessas ideias que fogem completamente aos padrões da sociedade... De fato, questiono tudo! Como acreditar em uma sociedade que prioriza a cesariana no lugar do parto natural; que já pregou que leite de vaca é melhor do que leite humano durante o período de lactação; que prescreve dietas retirando a principal fonte energética do corpo (carboidratos); que diz que os mecanismos de fome e sede não servem para nada e que devemos comer e beber água antes do corpo pedir por mais comida ou líquido...? 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! A vontade e os desejos reais das pessoas se tornou tão obscurecido pelas vontades e tendencias alheias que acabamos não seguindo nossa intuição e instintos, que existem justamente para isto. Espero que muita gente leia o seu blog!

    ResponderExcluir