domingo, 26 de agosto de 2012

Três passos para recomeçar por Thiago Ryo

Acabei de ler esse texto e achei muito legal... Super a ver com vários posts que já escrevi por aqui, como: A trilha dos sonhosRotinaCoragem para mudarFacilidade X Dificuldade e Estagnação X Saúde.


Imagem retirada do Google Imagens

Psicologia do Recomeçar

Texto por Thiago Ryo, do blog Contrariador.


"Sabem aquelas ruas e estradas que ficam esburacadas não muito depois de terem sido recapeadas? É assim que eu vejo os problemas e as situações na vida.
Se você não pegar as suas coisas e se dedicar a começar do zero novamente, rever seus passos, planos e atitudes, os mesmos 'buracos' voltarão a aparecer cedo ou tarde.
A maioria das pessoas se prende à segurança de manter o que era antigo e a ir tentando remendar as falhas. Você conhece bem o que já existe. Sabe como funciona e já se acostumou com isso. Daí para um recomeçar, existe um grande abismo de incertezas que gostaríamos que fossem evitadas.
Recomeçar para mim é a base de tudo. É a chance de rever cada erro e falha nos planos e fazer tudo em cima de novas chances, mas não é fácil começar do zero.
A verdade é que a vida não se baseia em apegos. Mesmo que você se sinta seguro com sua situação, sua vida constantemente irá mudar. Da escola para a faculdade e da faculdade para o trabalho. Mudanças de casa, de emprego, de amores, de amizades e de gostos. Se você não se preparar para as mudanças, logo elas começaram a ser chamadas de azar.

Existem três leis básicas para lidar melhor com isso tudo.

Convicção

Ter confiança no que está por vir é importante, pois se você acreditar que vai ficar tudo pior, você nunca irá sair do lugar. A verdade é que ninguém pode prever se algo melhor ou pior vai acontecer, mas lembre-se que se algo está ruim, existem sempre mais chances de conseguir algo melhor do zero e na pior das hipóteses, você será alguém com muita experiência e histórias na vida. O melhor de se acostumar com as mudanças é saber que caso algo saia errado, você sempre poderá mudar novamente. Isso nunca iria acontecer para alguém que se prende as coisas!

Desapego

A vida é um recipiente limitado. Limitado por tempo e espaço.
Sempre que se prender a algo, lembre-se que cada coisa que você possui, atualmente ocupa o espaço de algo que você não possui.
Não é uma questão de comparação entre as coisas, mas sim de oportunidades.
Ao perder a sua namorada, até então amor da sua vida, você abre as oportunidades para outra pessoa. Empregos, amigos e gostos não são diferentes disso. Lembre-se que coisas, atividades e pessoas ocupam tempo que poderiam ser gastos com outra coisa.
Só existe uma coisa no qual devemos ter apego, e é a nós mesmo. Somos a única coisa que temos certeza que não vamos perder, então somos o nosso investimento mais certeiro. Não importa se você irá perder amigos, jogos, hobbies, trabalhos ou o que for. Invista em você e você nunca sentirá perda alguma.

Otimismo

Não é nem a questão de ser otimista, mas sim de ter possibilidades.
Deu errado? Comece de novo.
Não há chances de mudança? Se acostume, veja o lado bom e principalmente, saiba que existem milhares de pessoas em situação pior que a sua.
Otimismo é algo relativo. A sorte de um pobre é achar uma moeda na rua, e só depende de você para tornar cada moeda a felicidade do seu dia.

Uma nova visão de vida

O que me inspirou a focar no assunto foi a virada de ano.
Sinto-me realmente inspirado em renovar tudo, desde as atividades até as amizades. Praticamente larguei meu maior vício…cof…WoW…cof… e me parece que um grande peso de meus ombros se foi.
Resolvi mudar minhas atitudes, formas de trabalho, dedicação aos estudos, música, blog e tudo o que me incomodava. Parece que não mudamos certas coisas por preguiça, e tudo acumula até a virada de ano para que alguma atitude seja tomada. Não por vontade própria, mas apenas por seguir as massas.
Tentarei uma nova estratégia. Que tal considerar todo mês um ano novo?
Só não podemos nos esquecer de que, não se deve confundir recomeços com derrotas.
Quando você termina cada relação ou atividade após o primeiro problema, isso é ser um perdedor. Não se recomeça por cansar vaidosamente de algo, se recomeça para tentar conseguir o melhor resultado a cada tentativa."

2 comentários:

  1. Muito lindo da sua parte! =) É uma honra pra mim isso tudo. Vlw mesmo Camila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mérito é todo seu!!

      Grata pela colaboração com o blog!!

      Excelente texto! =)

      Excluir