sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Salada de grão de bico e painço



Acabei de publicar a foto desta salada (meu almoço de hoje) no Instagram e no Facebook e me pediram a receita...

Ingredientes:
3/4 de xícara de painço
1/2 xícara de grão de bico
1 cenoura picada em cubos
1 abobrinha picada em cubos
1 espiga de milho
1 cará médio picado em cubos
1 tomate italiano picado em cubos
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de coentro picada

Preparo:
Para cozinhar o grão-de-bico, o primeiro passo é fazer um remolho para reduzir o teor de fitatos (ácido presente nas leguminosas que provoca indesejados gases em muitas pessoas que as comem). Este processo é muito simples e pode ser usado no preparo de outras leguminosas. Depois de lavar os grãos, deixá-los de molho por 30 minutos, descartar a água e colocar novamente de molho, com o dobro de água por pelo menos 8 horas. Esta água não deve ser descartada. Para cozinhar o grão, é só esperar ferver, abaixar o fogo e cozinhar por aproximadamente 1 hora (verificar se a água não secou e se o grão já amoleceu depois de 30 minutos). Esse método de preparo agiliza a cocção, além de aumentar a digestibilidade do grão. O sal (uma pitada) só deve ser adicionado ao fim do preparo (uns cinco minutos antes de desligar o fogo).

Quem não encontrar painço, pode usar quinoa. Aí é só seguir as instruções da embalagem para cozinhar. No caso do painço descascado, lavo o grão, depois dou uma leve tostada nele, por uns cinco minutos e acrescendo água fervendo na proporção de 1:2,5 com uma pitada de sal marinho, no fogo brando. Em cerca de 20 ou 30 minutos a água seca e o grão está pronto. Super rápido e fácil!

Coloca as verduras para cozinhar no vapor em camadas do que cozinha mais lento para o que cozinha mais rápido. Assim: milho, cenoura e cará. Quando o cara estiver al dente, acrescenta a abobrinha e cozinha por mais uns 3 minutos.

Mistura as verduras picadas com os grãos, acrescentando o tomate e o tempero verde crus.

Tempera com Tamari (ou molho shoyu) e azeite de oliva extra virgem a gosto. Põe na geladeira e espera refrescar para servir!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário