segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Açúcar é ingrediente 'básico' na faculdade de nutrição


Fotos da quadro da aula. A turma só ia fazer a etapa n. 4 e claro que nenhuma equipe pestanejou em acrescentar ainda mais açúcar em seus sabores de iogurtes....

Mais uma aula prática de tecnologia de alimentos... Desta vez a aula foi de Iogurtes. Mesmo sabendo que a chance de eu fazer iogurte em casa é remota, achei importante participar para aprender a técnica na prática.

Ao chegar à aula tive logo a primeira decepção: descobri que o iogurte tinha sido feito durante a tarde, pela técnica de laboratório, pois demora de 4 a 6 horas para ficar pronto e só tínhamos 2 horas de aula disponível. Fiquei me perguntando o que estava fazendo lá e descobri que o que seria feito na aula seria colocar sabor no iogurte.

Uma equipe com abacaxi, outra com morango e a outra com maracujá. E claro, MUITO AÇÚCAR!!! Segundo a professora, dá para fazer sem açúcar, mas fica azedo demais e ninguém gosta. Ninguém? Como assim ninguém?? Se existe opção de iogurte sem açúcar no mercado é porque alguém há de comprar, correto? Vale lembrar que esta é a mesma professora que me indagou porque a minha ‘obcessão’ em criar uma geleia sem açúcar (na aula em que ensinou a turma a fazer geleias, onde 50% era fruta e os outros 50% açúcar...).

Até então, estava pensando que o açúcar seria adicionado somente ao colocar o sabor. Depois descobri que a matéria prima (o tal iogurte que já estava pronto) já tinha sido adicionado de açúcar. Resumo: não havia uma opção de iogurte sem açúcar. Segundo a professora, ela estava ensinando o básico (básico é com açúcar, hein minha gente!?) e se alguém quisesse fazer uma versão em light, que testasse em casa...

E aí, as equipes se reuniram felizes e satisfeitas para cozinhar as frutas, com mais açúcar e criar “sabores” para os iogurtes. Francamente!! Isso é uma aula de que??? Mal consigo acreditar que faz parte do curso de nutrição.

Quando terminou a explicação, falei que já tinha entendido a teoria e como não pretendia provar o tal iogurte açucarado, já estava indo embora... Parti!!!

Será que não tem nada melhor para ensinar a uma turma de futuros nutricionistas, considerando que as maiores epidemias da atualidade incluem INTOLERÂNCIA À LACTOSE, DIABETES E OBESIDADE??

Além disso, como estes estudantes em formação poderão tomar consciência do veneno que é a ingestão de açúcar se é isso que aprendem a manipular nas poucas aulas práticas que têm na faculdade? Isso porque não estou entrando na polêmica do leite, mas digo: 100% das aulas da disciplina de tecnologia dos alimentos tiveram leite, açúcar ou ambos como matéria prima. 

5 comentários:

  1. Ensinar o básico sobre os males, tão óbvios, que o excesso de açúcar traz parece mais difícil que ensinar aos alunos outra forma de produzir alimentos da forma como serão cobrados: saudáveis.
    Difícil isso, viu?!

    ResponderExcluir
  2. E não há uma disciplina de cozinha natural, light, diet, para contrabalançar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili,

      Ai que sonho...!! Nem se fala em culinária natural na faculdade. O mais próximo que temos é uma aula de comida de hospital, sem sal e super sem graça (para terminar de matar o doente!!).

      Quem busca essa linha tem que se orientar fora da faculdade. A minha sorte foi ter nascido numa família que me ensinou sobre alimentação natural antes mesmo de eu saber falar e para completar vivo fazendo inúmeros cursos fora...

      Excluir
  3. Olá, conheci seu blog há pouco tempo e achei bem interessante! Fazendo um comentário básico aqui, eu faço iogurte natural em casa há anos, toda semana e NUNCA precisei colocar açúcar para fazer o iogurte, pois as leveduras se alimentam do açúcar natural do leite, a lactose. Fica perfeito e no dia seguinte meus filhos comem com granola (caseira também sem açúcar), mel ou frutas. Inclusive estou vendo que vc tem um bebê, seria interessante dar a ele iogurte natural também, claro que assim que parar a amamentação. É nutritivo, saudável e gostoso. Bjs e saúde pra ele e vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Parricia!

      Seja bem-vinda ao Beijo no Padeiro! Grata por seu comentário.

      Claro que podemos fazer ótimos iogurtes sem açúcar! O queime espantou na ocasião foi justamente o estímulo à adição deste ingrediente desnecessário à receita.

      Que bom que faz seu iogurte em casa! É uma ótima maneira de consumir leite, que fica rico em probióticos! Melhor ainda que faz sem açúcar, a saúde intestinal de sua família agradece. PARABÉNS!

      Forte abraço!

      Excluir