sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Panamá

Ufa!!! Cheguei!!!

Na verdade, cheguei na madrugada de ontem, mas passei o dia recuperando o sono, arrumando a casa, desarrumando bagagem, lavando roupa suja e retomando as atividades da faculdade.

Farei um post breve hoje, pois ainda tenho muita coisa acumulada para colocar em dia...

Vou falar um pouco sobre o Panamá.

Primeiramente, fomos muito bem recebidos na casa de amigos baianos com direito a uma belíssima vista para o Pacífico e café da manhã típico brasileiro. A Cidade do Panamá é bem interessante: uma parte super moderna, com prédios altíssimos, high tech e lindos e outra ainda bem antiga. Apesar do visível desnível social, moradores locais nos disseram que é uma cidade muito segura, sem assaltos e violência.




Desde 1999 o país passou a comandar o Canal do Panamá (até então era administrado pelos EUA) o que alavancou bastante a economia local. A expansão da região é notável, obras por todas as partes. Entretanto, a população ainda tem muito o que se educar e isso pode ser percebido principalmente no trânsito, que é caótico.



É possível visitar o Canal do Panamá e é realmente impressionante o seu funcionamento. Atualmente existem duas eclusas em funcionamento e outra, muito mais larga e com novas tecnologias está sendo construída desde 2007 com previsão de término em 2014. No local de visita do Canal, existe um museu interativo, super interessante (explicando toda a sua história, como foi construído e seu funcionamento) que certamente merece uma visita.



Lá eu descobri que os famosos chapéus panamenhos na verdade são equatorianos!! 

O centro antigo é bem charmoso e conta com alguns bons restaurantes. Vale a pena um passeio gastronômico por lá também.




Já me apelidaram de cabeça de sol, pois frequentemente viajo para lugares que chove muito ou então que tem céu cinza (como Londres, Dublin e São Paulo) e encontro belíssimos dias ensolarados. Isso aconteceu mais uma vez nesta viagem ao Panamá (chove demais por lá).

Fomos abençoados com um lindo dia de verão que possibilitou passarmos o dia em uma das ilhas do Arquipélago de San Blás (tem 370 ilhas, sendo que umas são tão pequenas que tem apenas um coqueiro) que fica no lado Atlântico do Panamá (Caribe). Lindo de morrer!!! Toda a região pertence aos índios e eles preservam tudo muito bem. Para chegar até esse paraíso é preciso atravessar uma estrada tortuosa que corta uma mata virgem (lindíssima) e depois mais uns 30 minutos de barco. Todo o passeio vale muito a pena!



Pra completar, na volta da ilha ainda compramos uns caranguejos gigantes (sentollas) e lagostas a preço de banana e no dia seguinte amigos da comunidade brasileira que vive por lá nos convidou para uma bela "caranguejada" com direito a umas cervejinhas importadas (elas são BARATÉSIMAS por lá!!!). Só um exemplo, a Estrella Damm Inedit assinada por Ferrán Adriá que aqui custa em torno de R$40,00 lá é apenas $6,00. Isso sem falar na variedade de rótulos com ótimos preços que são encontrados facilmente nos mercados...





Foram ótimos passeios, ótimos encontros e reencontros, papos agradáveis, visitas turísticas e muito mais. Para mim todo turismo que envolve encontrar amigos se torna bem mais interessante!

Uma dica: A companhia aérea COPA AIRLINES é Panamenha e muitas vezes ir aos EUA com "stop" no Panamá, sai mais barato do que ir diretamente aos EUA. Foi exatamente assim que o país entrou no roteiro. Como comentei, essa viagem foi fechada de ultima hora e incluir Panamá no roteiro tornou as passagens muito mais acessíveis!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário