quinta-feira, 25 de outubro de 2012

San Francisco - dia 01: A furada de Oakland

Olhando o mapa parece tudo bem simples. Estávamos em Colisium/Oakland e nossa parada principal era Embarcadero... O perto, mais longe de toda a minha vida!!

O problema de quando você viaja muito é que você começa a ficar confiante demais... Sério mesmo, quem viaja menos, costuma planejar cada mínimo detalhe de tudo, o que é sempre bom. Eu pessoalmente, nunca fechei nada por agencia de viagens. Saio pesquisando e fechando tudo sozinha: passagem aérea, aluguel de carro, hotel... Diria que acerto 95% das vezes, mas já caí em umas furadas...

Nessa viagem, fechamos o carro que alugamos para ir até Vegas apenas algumas horas antes e acabamos pagando um pouco mais caro do que as pesquisas que tínhamos feito ainda no Brasil. Aproveitamos para fechar logo o carro que nos conduziria de San Francisco para Los Angeles no fim da viagem e por uma questão de poucos dias de antecedência, conseguimos um “deal” (preço) muito melhor.

Quando estávamos no aeroporto de Las Vegas para irmos a San Francisco lembramos que não tínhamos fechado hotel por lá ainda. Já tínhamos feito todas as pesquisas, só não tínhamos “arrematado” o leilão do Priceline (falo sobre ele no post de Las Vegas) ainda.

Aí entramos no computador no aeroporto e fechamos lá mesmo. Em nossas pesquisas anteriores já tínhamos visto que os hotéis em Oakland eram praticamente ¼ do preço dos hotéis em San Francisco. Como chegaríamos pelo aeroporto de Oakland (no dia 12) e partiríamos de lá também (alugamos o carro lá a partir do dia 14 para devolver em Los Angeles no dia 17), achamos que seria uma boa ideia ficar em Oakland. Demos uma estudada no mapa da cidade e vimos que havia metrô de Oakland para San Francisco: achei que seria o mesmo que ficar no Queens e ir à Manhattan, coisa que fiz durante quase duas semanas tranquilamente durante uma estadia em Nova Iorque. Além disso, sou fascinada por metrôs e faço questão de usar bastante esse tipo de transporte sempre que viajo (gato que nunca comeu melado, quando come se lambuza!). 

Chegamos no aeroporto e tudo lindo. Fomos super bem atendidos, o “shuttle” (van) do hotel foi buscar a gente lá. O hotel bem legal... Arreamos as malas no quarto e fomos em direção ao metrô (lá chama Bart) para San Francisco. A estação ficava há uns 10 minutos do hotel caminhando e logo quando saímos achamos tudo meio vazio demais. Paramos em um centro comercial e perguntamos se aquele bairro era perigoso à noite. A mulher respondeu que não recomendava que a gente andasse sozinhos por lá depois das 20:00. Falou que na porta da estação tinha um ponto de ônibus e que o número 45 parava em frente ao nosso hotel. Naquela hora ainda não tinha me dado conta do tamanho da furada, acostumada com muita pobreza e violência no Brasil, achei que era exagero da mulher...

Pegamos o Bart até a estação de Embarcadero em San Francisco, caminhamos por toda a orla, apreciando a linda vista da baía de San Francisco. Fomos até o Fisherman´s Warf, que é um centrinho com lojinhas fofas e restaurantes ao lado de uma marina onde tem muitos leões marinhos. Depois do agradável passeio, fomos para o Little Italy (uma região cheia de restaurantes italianos) e jantamos por lá. Estávamos super cansados, pois tínhamos caminhado o dia inteiro e mesmo se quiséssemos não íamos dormir tarde nesse dia. Chegamos na estação de Oakland umas 21:00 e fomos direto ao ponto de ônibus. Que medo!! Só umas pessoas mal encaradas... O ônibus chegou bem rápido, mas a espera pareceu uma eternidade!

Cadê a minha cabeça de sol?? Tempo feio, nublado e frio em San Francisco... A chegada não foi das mais animadoras... Mas vamos, que vamos, que amanhã será um novo dia!!!

Abaixo, fotos do Fisherman´s Warf, dos leõs marinhos, da baía, de Alcatraz (By Camila Lisboa)...







4 comentários:

  1. Olá,
    Estava realmente pensando em me hospedar em Oakland, pq vamos estar de carro, mas agora estou com medo!
    Vc poderia me falar em qual hotel vc ficou?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Seu roteiro será em SF? Alguns lugares da cidade são muito ruins (e caros) para estacionar. Nem sei se vale a pena ir de carro...

      Fiquei no Days Hotel, lá tem um amplo estacionamento... Eles tem serviço de traslado do aeroporto para o Hotel. É só pedir para a moça do balcão de informações do aeroporto ligar e chamar...

      Em todo caso, se retornasse a cidade, optaria em pagar um pouco mais e me hospedar em SF, pois para turismo é mais interessante estar a pé e perto de tudo. Precisa que avaliar o motivo de sua viagem para ver o que é melhor!

      Aproveite!

      Excluir
    2. Oi,

      Muito obrigada por responder!
      Então, SF é apenas uma parada da viagem, por isso vamos estar de qualquer jeito de carro, e pensei em economizar ficando em Oakland. Mesmo considerando o gasto com estacionamento em SF, compensa.
      Só estou com um pocuo de medo agora, principalmente da região perto do aeroporto, que é onde estão a maioria dos hotéis!

      Excluir
    3. Oi!

      Olha só, se vai estar de carro não acho tão problemático. Nesse hotel tem estacionamento, aí é tranquilo. Pelo valor do hotel, realmente faz uma diferença bem grane. Está fechando pelo site de "leilão" que comentei no post?! Super recomendo!!

      Aproveite a viagem!!! Vai amar a Califórnia!!! :)

      Abraço

      Excluir