sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Last Day: Highway 1, Santa Bárbara, Malibu e LA

Escrever sobre alguma viagem recente é uma delícia: uma forma de voltar no tempo, reviver mentalmente os detalhes de algo muito legal que passou... Uma desculpa para olhar fotos...

Mas assim como toda viagem tem seu fim, os posts sobre elas também!!!

Hoje vou escrever o último capítulo de minha viagem mais recente, na esperança de em breve ter outras para compartilhar por aqui.

O último dia na Califórnia foi de muita estrada. Fizemos essa viagem em menos tempo do que o recomendado e voltamos com a certeza que faltou ver muita coisa e com vontade de voltar com calma, principalmente neste trecho da Highway 1. Sou apaixonada por paisagens naturais e é algo indescritível dirigir durante horas e horas com vistas de tirar o fôlego. É tanta beleza que até enjoa, risos!




Saímos de Carmel às 9:00. Passamos pelo Pfiffer Park, que é lindo, mas como o tempo era curto fizemos um breve passeio de carro. Acho que vale a pena passar algumas horas passeando por lá a pé... Existem outros parques pela estrada que não paramos... 


Sequoias gigantes: lindas!

O recepcionista do Hotel em Carmel nos recomentou irmos à Pfiffer Beach e valeu a pena. Ela fica escondida na estrada, sem nenhuma sinalização (apenas uns truques que só os locais sabem). Linda e deserta com a areia levemente lilás. O vento estava forte, mas o sol também. Com tempo, vale a pena ir lá, tomar um sol de biquine, ler um livrinho e aproveitar a paz e a paisagem do lugar. 




Existem vários vilarejos pelo caminho, que passamos de carro. Todos são bem pequenos com mínimo impacto ambiental, porém, não menos charmosos. A paisagem é linda e as pessoas dirigem devagar pela estrada. Ninguém dá luz alta, nem te pressiona para correr ou faz ultrapassagens perigosas (tão comuns aqui no Brasil). Pressupõe-se que todo mundo que está naquela estrada quer dirigir com calma, passeando e aproveitando a paisagem. 




Nem tudo é perfeito e este foi o dia da minha maior decepção gastronômica: aquele sinal de que sua barriga já está sonhando por uma comidinha caseira, depois de 11 dias comendo fora de casa. Paramos em um restaurante com um vista DESLUMBRANTE. Ao pedir o cardápio, mesmo de sempre: 1001 opções de hambúrgueres,  incluindo vegetarianos... Tinha almoçado hambúrguer na véspera e não me apeteceu muito repetir a dose. Aí a garçonete sugeriu, segundo ela, o prato mais premiado da casa (por alguma revista de turismo): um peixe com fritas. Nem olhei o cardápio para saber como era feito e pedi...


Mais leões marinhos descansando no sol quentinho

Que decepção!!! Eu morrendo de fome, doida por uma comida saborosa com aquela vista estonteante... Lá vem um peixe FRITO com batatas FRITAS!! Só isso!! Nem um alface no prato!!! Ele brilhava de tanto óleo... Quem me conhece sabe da dificuldade que tenho em desperdiçar comida, principalmente roncando de fome, mas dessa vez foi impossível: joguei metade fora! Foi de longe a pior refeição da viagem!


Depois paramos em um posto na estrada e compramos umas bolachinhas e oleaginosas para beliscar no caminho... Entretanto, continuei com "fome de comida"!

Depois do almoço fizemos uma longa parada em Santa Bárbara. Que cidade!!! Muitos veleiros, uma orla linda e para completar, um dia de verão! Não tinha mais comentado sobre a minha cabeça de sol, mas como podem ver nas fotos, ela colaborou durante todo o percurso da estrada. Infelizmente, chegamos à noite em Malibu e não conseguimos ver nada. Tivemos a impressão, entretanto, de que lá é o paraíso dos condomínios fechados e não é tão aconchegante como Santa Bárbara...


Acho que dá para ficar uma semana inteirinha fazendo esse trecho que fizemos em apenas 2 dias! No último dia foram 13 horas de estrada, contando com as paradas que fizemos ao longo do caminho!

Chegamos em Los Angeles às 22:00 e fomos direto devolver o carro no aeroporto, fazer check-in... O voo era 2:00, mas, quando entramos na sala de embarque já passava de meia noite. Estávamos MORTOS de fome e havia apenas uma lanchonete aberta dentro da sala de embarque. Jantar? Hamburguer vegetariano com fritas e suco de frutas! Só pra fechar com chave de ouro e ficar feliz de estar voltando pro Brasil. 

De uma coisa não posso reclamar, além da abundância de hambúrgueres vegetarianos, sucos de frutas sem açúcar e sem conservantes são encontrados em qualquer lojinha de posto de gasolina. Para escolher!!! Disso sinto falta no Brasil: aqui os sucos prontos são 99% da vezes açucarados e os poucos que não são, são encontrados apenas em delicatessens muito especializadas... Outra coisa fácil de encontrar por lá são snacks de oleaginosas, com preços acessíveis. Mas ninguém vive de suco, sanduíche e castanhas, não é mesmo?? Pelo menos não um brasileiro, acostumado com arroz, feijão e muitas verduras.


Retornar para casa, para a sua cama, para o seu banheiro e comer uma comidinha caseira são pequenas coisas, indescritivelmente gostosas, depois que passamos um tempo longe da rotina. O lar fica mais aconchegante do que nunca e o ciclo se fecha perfeitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário