sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mudanças alimentares x Vida social


Imagem do Google Imagens

Adoro receber feedbacks das mudanças alimentares dos meus alunos. Para mim, não tem preço escutar palavras como: “Nunca experimentei tanto tempo de BEM ESTAR, exceto quando como açúcar..rsrs!!!” de pessoas que há pouco tempo eram viciadas em doces e nunca tinham comido um brócolis e de repente estão melhores amigas do reino vegetal.

Falar é muito fácil, difícil mesmo é colocar em prática. Para quem está do outro lado, como eu, orientando e acompanhando processos de reeducação alimentar, perceber os efeitos das mudanças e ver a comprovação de toda a teoria e reações previstas, é LINDO!!!

Outro dia uma das minhas alunas estava comentando a dificuldade que é lidar com as críticas. Falei umas coisas para ela que acho pertinente compartilhar, pois acredito que muita gente passe por isso.

De repente você resolve mudar seus hábitos alimentares. Começa a comer tudo integral, mais verduras, investe nos dotes culinários, orgânicos e tudo que o mundo natureba lhe permite... A maioria das pessoas que lhe cerca fica dando pitaco... Uns dizem que está maluco/a, outros dizem que está neurótico/a... Resumindo, as pessoas mais criticam do que dão apoio e por isso é bem difícil...

Difícil recusar um refrigerante, recusar um bombom, uma sobremesa... Sentar num bar e de repente trocar a cerveja por uma jarra de água de coco, preferir beliscar uma bruschetta de tomate com manjericão ao invés daquela carne gordurosa na chapa e por aí vai....

Ninguém nunca disse que “droga” é ruim. Por isso mesmo vicia, porque é bom!!! Açúcar é uma droga MOR, altamente viciante e poucas pessoas se dão conta ou reconhecem o seu vício. O queijo se liga aos mesmos receptores da morfina no cérebro, causando imenso bem estar... Enfim, abdicar de certos alimentos, ou reduzir a quantidade deles é quimicamente sofrível para o nosso organismo.

Então, voltando às mudanças alimentares X vida social.... Você está feliz da vida, super orgulhosa de seu progresso, se sentindo hiper bem... Maaaaaas!! Tem que aguentar a crítica e insistência das pessoas: “Prove... Só um pedacinho... Esse doce está dos deuses, não acredito que não vai comer...” e por aí vai.

Você não é de ferro e acaba caindo na tentação mais cedo ou mais tarde. O que acontece? Alguém vem lhe criticar: “Você?? Comendo chocolate/pão branco/pizza...? Pensei que estivesse de dieta...” Ahhh!! Vai tomar banho!!! Se segue a dieta certinha as pessoas lhe criticam, se dá uma escapulida, criticam também!!

Assim fica difícil, não é mesmo?? E aí, o que fazer nessas horas?!? Aperte o “foda-se” e seja feliz!!!  Como ainda não inventaram o tal botãozinho mágico, vamos lá! Primeira lição: siga o seu sentimento, a sua vontade. Nada de se guiar pela cabeça dos outros. Ser autentico requer perseverança, personalidade e atitude. Em qualquer decisão na vida que fuja o consenso, sempre haverá gente querendo te puxar pro outro lado (muita gente!). Busque apoio das pessoas que estão realmente do seu lado...! Deixe de escanteio (não precisa ser para sempre) as pessoas que mais atrapalham do que ajudam no seu processo de mudanças...

Parte disso é INVEJA!!! Isso mesmo... Ô sentimentozinho ruim de reconhecer!!! Não lembro os números, mas é algo do gênero: em uma pesquisa sobre os sete pecados capitais (li isso no livro INVEJA de Zuenir Ventura), as pessoas reconhecem a INVEJA como pecado mais presente nos outros e menos presente em si. Como assim?? A matemática não bate!

Então... A felicidade, a coragem, a perseverança, a beleza, a magreza, a pele bonita e muito mais coisas geram inveja nas pessoas. Só que elas não conseguem abdicar das guloseimas que as deixam com espinhas no rosto (aquilo que está fazendo para a sua pele ficar maravilhosa), então preferem ficar te instigando para “deixar de besteira” e afundar junto com elas. No fundo, sentem-se consoladas se as pessoas enfearem, enquanto elas não conseguem melhorar...

Não quero dizer que todo mundo seja assim. Mas que esse sentimento está no ar, está sim...!! Fique atento/a!!!

Devemos ter isso sempre em mente e procurar sermos autênticos/as e fieis às nossas crenças.

Quando alguém te encher o saco porque está pulando a cerca na dieta (ou no que for), não se deixe culpar. Responda na lata: “Estou sim!! Me deleitando com esse chocolate. Eu mereço, 90% da minha dieta é mega saudável, durmo bem, faço atividades físicas – justamente para poder pular a cerca de vez em quando sem o menor sentimento de culpa!” Pronto!! O que alguém pode lhe dizer depois de uma resposta dessas? Precisa mostrar firmeza até no momento de fraqueza...! Se é pra enviar o pé na jaca, procure uma com visgo e enfie com vontade. Afinal, se tocar de leve vai grudar de todo jeito e não vai ter valido à pena!

É triste, mas é verdade. Tem gente que sente prazer em colocar as pessoas para baixo. Como se "alfinetando" as pessoas, pudessem sentir certo grau de superioridade... Muitas vezes nem existe uma maldade premeditada em certos comentários, mas está no instinto humano tanto a bondade quanto a maldade e cabe a nós sabermos filtrar aquilo que escutamos. Afinal de contas, você não vai deixar uma crítica besta, de alguém que não faz ideia do que é a sua vida (como diz Caetano: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é") lhe derrotar, né? Muito menos afetar a sua vida social, cercada de boas companhias e papos... Infelizmente não temos controle de todo mundo que interagimos em nosso ciclo social e volta e meia aparece aquele inconveniente que perde boas chances de ficar calado. Não adianta fazer grosseria, ser desagradável, nada disso... Não vale a pena se indispor. O melhor a fazer é simplesmente não se deixar  "virar assunto" numa mesa, se isso não for confortável para você. Se começarem a comentar muitos as suas  opções alimentares, não dê trela, logo as pessoas verão que não têm espaço para se meter (nesse ou em outros aspectos/escolhas de sua vida).

E o principal: SEJA FELIZ!! Se der vontade de comer aquela coisa fora da dieta, coma de forma consciente, saboreie SEM CULPA!! Mastigue bem, aproveite cada textura, aroma e sabor... Isso diminuirá a compulsão (poderá desfrutar um tablete de chocolate e não uma barra inteira) e estará praticando a consciência alimentar, até quando comer algo que sabe que não é a coisa mais saudável do mundo.

É isso aí. Desejo muita sorte nas mudanças alimentares (e em qualquer outra mudança). Que você consiga perseverar com os seus objetivos, sem deixar que a opinião (não solicitada) alheia te jogue para baixo ou te desanime. Ninguém, mais do que VOCÊ sabe o que é bom para você mesma. Siga sua intuição e seja feliz!!! =)

Sobre a comida, lembre-se: Comemos para viver e não vivemos para comer. Não se deixe tornar refém dos seus hábitos alimentares... Saúde física e mental andam juntas!! Não adianta comer tudo perfeito e reprimir desejos... A tendência, com a reeducação alimentar é que eles sejam cada vez menores e mais raros... Faz parte de um processo lento e gradual. Respeite-os e aprenda a conviver com as suas fraquezas pacificamente, afinal de contas, somos humanos e estamos longe da perfeição.

Beijos e bom final de semana!! =)

Dom de Iludir - Caetano Velloso

3 comentários:

  1. Texto perfeito, só pra variar...rs
    Vc é demais, xará!
    Bjos da sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cami!!!! É bem por aí mesmo!!! Tem uma hora que a gente precisa mudar e se não mudamos, nosso corpo começa a dar os sinais, e se não ouvimos os sinais adoecemos!!! Eu precisei adoecer, e hoje sou grata ao universo, pois estava indo contra a minha natureza, contra o fluxo natural da vida! Nem preciso dizer o quanto minha vida mudou e percebi que nosso corpo e alma são sábios e acabam nos levando à cura, ao equilíbrio! E é justamente isso que não dá pra ficar explicando pras pessoas, pois a jornada de autodescoberta pessoal! Você reeduca todo o seu sistema de percepção...é como se eu estivesse aprendendo a engatinhar novamente. Nunca me esqueço que o bom é inimigo do ótimo e que desejos e vontades existem, mas o foco da vida é manter corpo, mente e espíritos em equilíbrio Só de ver o meu bem estar, e de como meu corpo e mente estão progredindo...minha vontade é de ir fundo cada vez mais! Tenho muito que aprender, mas está valendo muito a pena! Obrigada Cami!!! Bjus de uma aluna dedicada!

    ResponderExcluir