quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Por que não andar descalço?

Mapa de reflexologia podal (imagem retirada do Google Imagens)

Quem nunca ouviu o pai, a mãe ou uma avó dizendo: “Menino/a vai calçar um sapato!” ou “Não fique de pé no chão para não se resfriar...”.

Depois que crescemos, deixamos de escutar tais recomendações, porque de fato, é incomum ver alguém se resfriando por ter andado descalço em casa. Entretanto, toda sabedoria popular deve ser levada em consideração... Como o próprio nome sugere, são sábias! Mas, afinal de contas, de onde vem essa ideia de andar calçado em casa?

A maioria dos pisos, com exceção dos carpetes, costuma ter temperaturas mais frias (mesmo os pisos em madeira, comuns em ambientes de clima frio). Em lugares de clima quente, é frequente o uso de piso cerâmico, porcelanato e pedras, justamente pela capacidade que esses materiais têm de manter o ambiente mais fresquinho. Isso não significa, entretanto, que devemos pisar neles descalços.

O que acontece? Nosso corpo tem uma temperatura média de 37°C e sempre busca mantê-la. Por este motivo, no inverno gastamos mais calorias: é mais custoso energeticamente manter o corpo quente quando o ambiente externo está frio, pois ele tende a perder calor para o meio. Uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar um volume de um litro (ou 1kg) de água em 1°C. Levando em consideração o conceito de energia e pensando em nosso corpo, imagine o trabalho que dá não deixar que a corrente sanguínea (rio que alimenta todos os tecidos) se resfrie durante o inverno!

Quem também nunca ouviu falar, durante o inverno, que se mantivermos as extremidades aquecidas, manteremos também o corpo aquecido? É pura verdade!! Não é a toa que os sapatinhos de dormir fazem tanto sucesso... É mais confortável usar uma saia no inverno, acompanhada de botas, do que, nas mesmas condições de temperatura, usar calça comprida com sandália aberta.

Em nossas extremidades, estão representados todos os órgãos do nosso corpo, segundo a medicina oriental. Por este motivo, muitos tratamentos de acupuntura trabalham exclusivamente ativando pontos nas orelhas. Da mesma maneira, em nossos pés e mãos, existem pontos que refletem todos os órgãos do corpo. Desta forma, manter os pés aquecidos, ajuda a manter a temperatura ideal de funcionamento de todos os órgãos. Por conseguinte, quando pisamos descalços em um chão frio, resfriamos internamente todo o nosso corpo, atrapalhando a sua homeostase. É pelo mesmo motivo que devemos evitar a ingestão de alimentos e líquidos gelados. Dar choques térmicos no organismo, via de regra, não é interessante.

O contrário, todavia, deve ser pensado. É muito saudável pisar descalços em ambientes externos em climas quentes. Por exemplo, a terra, a grama e a areia molhada tendem a ser mais frias do que pisos sintéticos em ambientes externos. Logo, quando estamos em um ambiente externo, em um dia quente e ensolarado, o calor absorvido pelo resto do corpo acaba equilibrando a menor temperatura absorvida pelos pés. Neste caso, a troca energética com a natureza, acaba predominando, visto que em tempos modernos, é uma raridade preciosa a oportunidade de pisar diretamente no solo, que absorve diretamente a energia do sol e é repleto de minerais.

Outra ideia interessante é ter sapatos/sandálias de uso doméstico exclusivo. Esta medida ajuda não somente na manutenção da limpeza da casa, mas também para que a energia pacífica do lar não se misture com a energia caótica da “rua”. Devemos cuidar das nossas casas (nosso corpo e nosso lar) com carinho. Afinal, são eles que nos acolhem e permitem a manutenção de um estado de saúde harmônico e equilibrado. 

SANDALHA MASSAGEADORA REFLEXOLOGIA PODAL EM PORTO ALEGRE - CENTRO
Sandálias como esta são bem interessantes para uso doméstico. Além de evitarem que se pise no chão frio, ainda ativam todo o corpo através dos pontos de reflexologia presentes nos pés!

Nenhum comentário:

Postar um comentário