quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CAMPANHA DE INTRODUÇÃO DE ORGÂNICOS NAS ESCOLAS

Compartilhando texto publicado por Paula Savino hoje na página da Ecobrás no Facebook. Excelente inciativa!!

Gostaria de ressaltar a importância de atividades de HORTA nas escolas, principalmente na zona rural, onde há mais espaço do que nas cidades. É muito mais fácil inserir a consciência alimentar em uma criança que participa do processo vital da natureza do que somente de forma teórica. É motivante para uma criança plantar, colher e cozinhar o alimento que viu crescer... 

Lembro, como se fosse hoje (já se passaram uns 15 anos) quando na infância, tivemos uma plantação de quiabos e no fim do ano fizemos um caruru com aqueles quiabos - lição inesquecível!!! 

COMPARTILHEM ESTAS IDEIAS, vamos lutar pela saúde da nova geração, evitando assim os assombrosos índices de diabetes e obesidade infantil no Brasil e no mundo!


Alimentos para a vida - Texto: Paula Savino

"Vamos abordar as questões relacionadas com os produtos alimentares que afetam a saúde das nossas crianças, desde a infância até a velhice. O nosso objetivo é colocar as novas e já existentes pesquisas de investigação em perspectiva, e o mais importante de tudo, manter uma visão de senso comum sobre como a ciência deve visualizar aquilo que comemos e aquilo que fornecemos a nossas crianças. Acima de tudo a alimentação deve ser agradável, portanto uma dieta saudável deve permanecer prazerosa e ser de fácil obtenção.  

Atualmente não é difícil nos conscientizar de que as dietas de nossas crianças são um sério motivo de preocupação, tendo em conta as recentes informações através dos meios de comunicação. Tem havido um grande número de relatórios destacando o estado doentio na infância e na dieta infantil e alguns meios de comunicação tem tomado a questão com seriedade e contribuído para a sensibilização em toda a nação.
Os inquéritos nacionais colocaram em evidência o problema da alimentação da criança.

Novos resultados de investigação que reforçam a ligação crucial entre alimentação, estilo de vida e de saúde estão sendo regularmente publicados nos dias de hoje. Paralelamente à ciência, são assustadoras as estatísticas relativas a taxas de obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes e outras doenças degenerativas físicas e mentais.

A ligação básica entre o estilo de vida e saúde já não está mais em questão, mas a melhor maneira de melhorar a saúde da nação continua a ser um constante debate e luta que não parece ser de simples solução e que a complexa ciência muitas vezes perde de vista o fato de que somos aquilo que comemos! 

A alimentação desempenha um papel importante na saúde através do ciclo de vida, começando no feto onde os nutrientes são necessários em quantidades específicas para assegurar o correto desenvolvimento de todos os órgãos e do crescimento e através da idade adulta onde a manutenção do peso é importante juntamente com uma dieta equilibrada para prevenir e prorrogar o início das doenças. 

Os alimentos têm muitas funções, nomeadamente prazer, satisfação (sentimento de plenitude), dividir e dar, interação social, e, claro, bem estar nutricional, crescimento, desenvolvimento e reprodução. Uma dieta desequilibrada pobre ou excessiva em nutrientes e a combinação errada dos alimentos podem aumentar nossos riscos de adquirir muitas doenças que podem transformar nossas vidas e de nossas famílias e nos colocar numa situação de risco. 

COMO PAIS, O QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR A MELHORAR A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E INTRODUZIR ALIMENTOS ORGÂNICOS?

1) Juntar todos aqueles que comungam da mesma idéia para agir como suporte e direção.
  • Falar com os professores, pais, administradores, profissionais da área de saúde e autoridades.
  • Formar um grupo e uma lista de e-mail para que decisões e idéias possam ser compartilhadas rapidamente.
  • Planejar um programa de mudança alimentar com o grupo envolvido. Se você tiver professores e profissionais de saúde na sua equipe perguntem a eles como eles podem contribuir com as lições dos projetos de orgânicos e outras iniciativas nas escolas. A chave do sucesso será certificar-se de que as aspirações da escola se igualem a dos pais e do corpo de direção.
2) Fazer uma lista de parâmetros em comum acordo com o grupo.
  • Listar alimentos saudáveis e não saudáveis.
  • Abordar a questão da direção nutricional.
  • Discutir sobre a área alimentar que possa ser influenciada - se é apenas relativa à merenda escolar ou se deve também influir nas cantinas escolares e em eventos extracurriculares. 
  • Trabalhar primeiramente nas prioridades principais como, por exemplo, na melhora da qualidade dos alimentos (acompanhando quando possível o fornecimento e o rastreamento) melhorarem o sabor e frescor dos alimentos, melhorarem a composição nutricional, buscar preços melhores e trabalhar na redução do desperdício e no reaproveitamento das sobras dos alimentos.
3) Escrever um plano de ação para a escola que você quer atingir- o que, quem, quando, como e por quanto tempo.
  • Preparar um orçamento e sugerir um plano de negócio que cubra os gastos com o treinamento da equipe, compra de utensílios de cozinha, manutenção e substituição de equipamentos.
  • Coletar informações para medir o progresso do projeto.
  • Como você vai publicar isto? Sugerindo encontros ou escrevendo cartas para os pais, professores e alunos e tentar converter aqueles que evitam as refeições escolares a voltar a comer na escola novamente realçando a qualidade nos novos produtos inseridos (alimentos orgânicos e naturais).
4) Mostrar o seu o plano para a autoridade local ou para os provedores alimentares.
  • Promova um encontro com as autoridades locais incluindo as associações de bairros mostrando a quantidade de apoio que você tem e explicando o que você quer fazer.
  • Solicite apoio.
  • Ouça a opinião deles com relação ao seu experimento ou projeto e procure saber se esta iniciativa pode ser aplicada a outras escolas da área para formar uma rede alimentar de alimentação orgânica em diversas escolas.
5) Perguntar aos alunos o que eles gostariam de ver como itens saudáveis no cardápio. Trabalhe conjuntamente com a escola e junto aos alunos para organizar o sabor dos novos alimentos.

6) Implementar um plano para rastrear a fonte alimentar e falar com os fornecedores sobre a consistência do fornecimento.
  • Informe-se sobre produtores e fornecedores de produtos orgânicos que possam oferecer visitas educacionais.
  • Peça para que o cardápio seja publicado de forma que todos os envolvidos possam vê-lo todos os dias. Coloque o cardápio diário na área do restaurante ou cantina da escola.
  • Gradualmente sugira a remoção dos itens não saudáveis um a um do cardápio. Trabalhe com a equipe escolar para organizar os sabores dos novos alimentos.
  • Sugira começar pelas bebidas e lanches e avance para os itens principais das refeições.
  • Solicite o monitoramento diário do que está sendo oferecido e a demanda para isto.
  • Solicite que as mudanças aconteçam dentro de um período mais longo de tempo para dar aos alunos tempo suficiente para que eles possam se acostumar a elas.
  • Certifique-se que a equipe alimentar da escola não ficará desapontada se não houver itens orgânicos suficientes.
7) Traçar a reação às suas sugestões e responder a elas.
  • Busque sempre a interação de todos os envolvidos ouvindo seus pontos de vista sem julgamento prévio.
8) Buscar fontes locais e orgânicas para o serviço de refeições escolares.
  • Inclua metas para que as refeições escolares sejam compostas de no mínimo 30 % de alimentos orgânicos e 50% de fonte local.
Porque uma fonte local?
  • Por frescor, prevenção (fonte conhecida e confiável), economia de custos, uma grande contribuição para a economia local e para ajudar as crianças a fazerem uma ligação entre o alimento que consomem e o mundo em que eles vivem.
Porque fonte orgânica?
  • Pelo paladar, nutrição, sustentabilidade, segurança alimentar e pelo bem estar animal.
  • O padrão de produtos orgânicos proíbe o uso de aditivos químicos prejudiciais e, alimentos geneticamente modificados e rações animais que contenham promotores de crescimento ou antibióticos. A certificação orgânica assegura total rastreamento dos produtos. 
Procurando alimentos locais e orgânicos para introdução nos serviços da escola que você gostaria de programar com o conceito de orgânicos.

1) Pense localmente e sazonalmente antes de decidir o cardápio e tentar encontrar os ingredientes.
Converse com os fazendeiros e produtores locais para aprender sobre a disponibilidade dos produtos sazonais. A qualidade aumenta e os custos diminuem quando os alimentos estão dentro das estações. Receitas tradicionais locais geralmente levam isto em conta e ajudam a estabelecer um senso de cultura alimentar.

2) Visite outros exemplos de escolas que tenham serviços de refeições orgânicas locais.
Ver para crer pode ajudar a influenciar outros nas suas idéias da programação de alimentos orgânicos na alimentação escolar. Isto será com certeza uma fonte de inspiração e pode render bons contatos.

3) Sugira o estabelecimento de grupos de trabalho para dividir as responsabilidades e a carga de trabalho.
Este grupo deve incluir o administrador da cozinha e o professor principal.

4) Pesquise e estabeleça um período de comunicação antes de sugerir mudanças praticas.
Tentar envolver todos da escola e da comunidade local leva tempo e um esforço considerável.

5) Faça uso de recursos externos e fontes de informação.Use informações de fora e tipos diferentes de informações.
Estabeleça contato com as associações de produtores locais, grupos de produtores regionais e associações de bairros. Descubra se alguém envolvido na escola tem um interesse profissional na corrente de suprimento local de alimentos - você pode ter um expert no seu meio.

6) Publique o que você está querendo alcançar.
Divulgue sua história para a mídia local de forma que os fornecedores orgânicos saibam que você quer comprar alimentos orgânicos e como devem contatá-los. Envie newsletters regularmente sobre o assunto de orgânicos e incentive a informação no web site da escola sobre as mudanças de cardápio,visitas as fazendas de produção e projetos escolares relacionados a divulgação de orgânicos..
Sugira atividades para as crianças sobre orgânicos dentro da própria escola ex: Jogos interativos, horta orgânica, oficinas de culinária, reaproveitamento dos alimentos, reciclagem de alimentos, compostagem, etc.

7) Ajude a escola a encontrar fornecedores que estejam interessados no que você está fazendo pois desta forma você se tornará um cliente importante por mais que você não seja o maior deles.

8) Sugira a busca a fornecedores que estão preparados para oferecer suas fazendas como um recurso de educação.
Visitar uma fazenda é a melhor maneira de educar as crianças sobre os alimentos e saúde e ajuda-os a fazer um link entre o alimento que eles consomem e o mundo em que eles vivem. As crianças também ficam muito mais motivadas a experimentar alimentos frescos se elas viram atualmente elas crescendo. Procure fornecedores que estejam preparados para oferecer em suas empresas ou fazendas visitas explicativas monitoradas, pois o contato direto com a forma de plantio é a melhor maneira de educar informando sobre os alimentos e a saúde e para criar uma conexão entre os alimentos que eles consomem e o mundo em que vivemos.
As crianças gostam de ter noção de como as coisas são feitas no caso como os alimentos são plantados dentro dos princípios da agricultura orgânica e ficam muito satisfeitas de experimentar o alimento fresco se eles acompanharem o crescimento.

Segurança alimentar e requerimentos regulatórios.
Todos os fornecedores em potencial devem satisfazer os regulamentos e requerimentos de segurança alimentar e o administrador e auxiliares de cozinha devem ser adequadamente qualificados. Busque cursos de treinamento adequados para produtores e entre em contato com o conselho e entidades para se informar sobre os requerimentos de segurança alimentar. 

Qualidade:
Procure desenvolver especificações de qualidade dos ingredientes junto com os fornecedores. Frescor e sabor devem ser mais importantes do que o tamanho e aparência.
Com flexibilidade seremos capazes de encontrar os melhores ingredientes a preços competitivos e ajudar a produtores locais a permanecer no negócio de orgânicos.

A corrente alimentar:
Grande parte dos fornecedores locais não tem certificação orgânica. Os fornecedores locais normalmente são fazendeiros, grupos de cultivadores ou cooperativas de sua região que conjuntamente rastreiam seus produtos para prover uma gama de produtos, continuidade e serviços de entrega.
Embora estes fazendeiros e produtores estejam interessados em fornecer alimentos orgânicos para as escolas locais geralmente não tem capacidade de embalar e entregar seus produtos de uma forma que vá de encontro as suas necessidades.
De forma que é preciso encorajar produtores, processadores e distribuidores de trabalhar juntos para alcançar um atendimento de qualidade. "

Paula Savino - Ecobras
Artigo baseado em informações do site Food for Life

2 comentários:

  1. Primeira vez por aqui e estou gostando muito. Sobre o post de hoje, tenho essa "briga" com a escola da minha filha. Fazem reuniões, palestras com os pais e com as crianças para levarem comidas naturais e saudáveis para a escola e na cantina tem um monte de doces, salgadinhos. Aí fica difícil. Conscientização é importante!
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel,

      Bem vinda ao Beijo no Padeiro e grata por sua contribuição.

      Em que estado mora?? Em breve postarei sobre o Projeto Merenda Saudável. Já ouviu falar?? Você está certíssima em lutar pela boa alimentação dos seus filhos na escola, esta é uma causa nacional!! =)

      Excluir