segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Receita de Pão de Arroz Integral Cateto



O padeiro realmente merece muitos beijos, pois fazer pão é uma arte. Além disso, a qualidade do pão (seguindo a mesma receita) pode mudar de acordo com o humor da pessoa (a energia da pessoa, na arte de fazer pão conta mais do que nunca); com a qualidade das farinhas usadas; outros ingredientes acrescidos; umidade relativa do ar... Fazer pão requer persistência, até encontrar o ponto certo (que normalmente é bastante individual). Eu mesma já tentei reproduzir receitas infalíveis de amigos que não deram certo de jeito nenhum! Se você já andou tentando, e terminou com um pão esfarelado ou até solado, não desanime!! Acontece nas melhores famílias... Uma hora você acerta a mão! Depois, tudo é prática!!! Como pão é uma coisa cotidiana, pegar prática é bem fácil... Boa sorte!!!

Hoje vou compartilhar a minha receita favorita de pão. Além de muito saborosa, tem teor reduzido de glúten, mínimo de farinha branca (apenas 22%) e ZERO de açúcar ou mel. Espero que gostem!!

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca (de preferência orgânica)
2 e ¼ de xícaras de arroz cateto integral cozido (aquecer antes no vapor, para ele ficar morno e umido)
1 e ½ colher de sopa rasa de sal marinho
3 colheres de sopa rasas de fermento biológico
8 colheres de sopa de óleo (pode ser de milho, girassol ou até azeite de oliva...)
Água morna (mais pra fria do que pra quente)

Preparo:
Misturar todos os ingredientes secos em uma vasilha ou bacia grande (farinhas, sal e fermento). Acrescentar o arroz aos poucos, misturando bastante até ficar homogêneo. Depois acrescentar cada colher de óleo individualmente, misturando bem cada uma. No fim, vai ficar parecendo uma super farofa. Até então, todas as misturas são feitas com uma colher de sopa.

Agora é hora de literalmente colocar a mão na massa. Vai acrescentando água aos poucos e misturando com uma mão até perceber que tem água suficiente para a massa ficar toda uniforme. Essa é a parte que não tem quantidade exata, vai depender da intuição do/a “padeiro/a”. Quando tiver água suficiente, apertar a massa com as duas mãos, até ter certeza que a farinha homogeneizou toda com a água. A massa deverá ficar totalmente solta da vasilha.

Pessoalmente não gosto de sovar a massa. Massageio-a carinhosamente, integrando todas as partes, até perceber que tenho uma bola homogênea. Nesta hora, reparto a massa em dois e coloco nas formas.

Depois de colocar a massa nas formas, deixar a massa descansar por uma hora dentro do forno (desligado).

Depois de uma hora, tirar a massa da forma e esticar levemente a massa com um rolo (não é para ficar fina, somente para tirar o ar acumulado no meio da massa). Depois enrola a massa como se fosse um rocambole e recoloca na forma. Deixa crescer por mais uma hora dentro do forno (ou armário).

Depois de uma hora, colocar o pão no forno, pré-aquecido na temperatura máxima por 10 minutos. Deixar no forno por 40 minutos ou uma hora (em BH leva 40 minutos, pois a umidade relativa do ar é muito menor do que em Salvador; em Salvador o pão fica uma hora dentro do forno).

Agora é só saborear: bom apetite!

Obs.: Esta receita rende dois pães em formas de aproximadamente 24x12cm (altura=6cm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário