quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tudo que jogamos no universo, recebemos de volta...


Imagem retirada do Google Imagens

Esses dias andei trocando uns e-mails com uma leitora do blog que se mudou recentemente para Salvador e dei umas dicas básicas, as quais ela me agradeceu bastante...

Como agir diferente? Puro instinto!!!

Em minhas mudanças, sempre surgiram almas caridosas em meu caminho que me ajudaram (às vezes sem nem saber) para que a adaptação fosse melhor. São essas pequenas atitudes que fazem por nós ou fazemos por outras pessoas que se tornam diferenciais na vida.

Pequenos gestos como explicar cuidadosamente o caminho de algum lugar, quando abordados no meio da rua... Uma informação desse gênero, pode parecer super simples para quem dá, mas pode significar MUITO para quem recebe. O mais interessante, é que na hora, ninguém pensa em dar uma informação com algum interesse futuro. Dá pelo simples prazer em ser colaborativo, ajudar... As recompensas são dadas pela vida. Outro dia postei um vídeo que ilustra isso perfeitamente: gentileza gerando gentileza.

Acho que tem um aspecto cultural também. Alguns lugares que viajei chamaram a minha atenção em termos de simpatia da população em geral. Já outros saltaram aos meus olhos justamente pela razão contrária. Nem preciso dizer que é um aspecto diferencial que me faz gostar menos ou mais de determinado lugar, não é mesmo?

Claro que ajuda tem limite e tem gente que sofre da "Síndrome de Atlas" e acha que precisa carregar o mundo nas costas. Isso aí pode ser muito perigoso. Quem se alimenta do prazer de servir os outros corre o risco de pagar um preço alto: esquecer de si mesmo.

É uma arte conseguir equilibrar o tempo que dedicamos a nós mesmos com o tempo que dedicamos ao próximo. Para uns, dizer "não" é uma missão quase impossível. Para outros, justamente o contrário... 

A vida é feita de fases, em alguns momentos estamos fortes, estáveis e com energia para dar e vender. Em outros estamos mais frágeis, precisando ser acolhidos... A vida é uma caixinha de surpresas, muitas vezes aquela pessoa que depositamos grande confiança se torna uma grande decepção. Em outros casos, somos surpreendidos pela atitude de alguém que parecia distante e se faz presente em um momento crucial...

Impossível prever o futuro... Entretanto, uma coisa é certa: recebemos de volta do universo tudo aquilo que jogamos nele. A lei da causa e efeito é infalível...! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário