domingo, 16 de junho de 2013

Sua rotina está lhe engordando?

Imagem retirada do Google Imagens

Quem nunca observou que alguns amigos dos tempos de colégio/faculdade, depois de formados ganham bastante peso? Tenho observado este fato não somente com a mudança de vida profissional, como também com a mudança de estado civil, de solteiro para casado.

Parece que depois que se casam (ou até em namoros de longa duração), as pessoas acham que não precisam mais se cuidar tanto (percebo isso principalmente em homens) e começam a engordar muito. O contrário acontece justamente quando existem rompimentos de namoros longos ou divórcios... Você reencontra os ex-casais na melhor forma física dos últimos anos, parece que a separação, no aspecto forma física, faz um bem danado.

Eu mesma, me vi emagrecendo bastante com o término de relações passadas e confesso que adorei. Acho que foram uma das poucas circunstâncias de vida que me vi com perda do apetite, o que para mim é quase um milagre!! 

Mas, tirando o aspecto psicológico, que provoca fenômenos como a perda do apetite, acho que pessoas solteiras tendem a se cuidar mais. Não raro, vejo recém solteiros ingressarem em academias, fazerem tratamentos estéticos, mudarem o visual no salão e até renovarem seus guarda-roupas. Me pergunto, se esse cuidado existisse durante a relação, será que evitaria tantos divórcios? Será que o descaso consigo próprio não reflete em um descaso na própria relação? Será que a demanda de tempo de um relacionamento, faz com que os indivíduos deixem de ter tempo para si próprios e a solteirisse ajuda a recuperar esse tempo?

Acho que cada caso é um caso, mas disso tudo o que fica claro para mim é a necessidade de não abrir mão de si mesmo nunca. A vida será sempre atribulada e convidativa para que a gente consiga encher nossa agenda com trabalho, vida social, filhos, relacionamento... Entretanto, esquecer de si em detrimento do próximo, pode ser um perigo.

Como anda seu cuidado consigo mesmo/a? Será que está na hora de encontrar um horário em sua agenda para praticar uma atividade física, fazer uma massagem, ir ao salão, fazer refeições com calma (e não o primeiro lanche da esquina) e qualquer outro cuidado que seja a pura expressão do amor próprio? Que tal marcar compromissos INADIÁVEIS consigo mesmo/a na agenda?? Tipo, hora sagrada de malhar como se fosse a reunião mais importante do mundo?

Paralelamente a isso, existem alguns cuidados que podem ser implementados no cotiano, que irão favorecer no controle do peso e melhora do bem-estar:
  • Buscar fazer atividades a pé no dia-a-dia e tentar deixar o carro de lado um pouco (neste aspecto, quem utiliza transportes públicos acaba ficando na vantagem em relação à quem possui automóvel próprio);
  • Se sua cidade permitir, adotar o uso da bicicleta como opção de transporte;
  • Fazer refeições em casa, levar a comida de casa para o trabalho ou priorizar um restaurante com comida saudável para o dia-a-dia, caso não seja possível as duas primeiras opções;
  • Sair para almoçar caminhando;
  • Sempre que possível utilize as excadas no lugar dos elevadores (para isso, ajuda estar carregando poucos volumes e sem salto ou de saltos baixos);
  • Beber água durante o expediente de trabalho, evitando a oferta de cafezinhos açucarados e refrigerantes;
  • Levar frutas e lanchinhos light (já falei sobre isso aqui), para evitar as goloseimas dos colegas ou os clássicos biscoitos cream cracker, frequentemente servidos nas copas das empresas, (3 cream crackers = 1 pão francês em termos calóricos).
  • Se você gosta de chá (sem açúcar) levar uns sachês para o trabalho para tomar no lugar do café;
  • Conscientizar-se em relação à mastigação durante as refeições: seu cérebro leva 20 minutos para perceber que está satisfeito. Logo, se faz uma refeição em menos de 20 minutos existem grandes chances de comer além do necessário;
  • Se o trânsito é grande na hora que sai do trabalho e mora longe de casa, que tal arrumar uma academia perto do trabalho e malhar antes de ir para casa? Assim, o tempo que passaria preso/a no congestionamento será utilizado para fazer uma atividade física e ainda chegará em casa com sensação de missão cumprida;
  • Levar o kit academia para o trabalho (ou deixá-lo no carro), pois, mesmo que a academia seja perto de casa, muitas vezes a preguiça de chegar em casa e mudar uma roupa para ir malhar pode ser fatal! Lembre-se: sua casa é o palco mor da preguiça!!

Um comentário: