quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Filtro de barro brasileiro: melhor do mundo!

Há alguns meses decidi comprar  verificador de pH de água e fiz alguns testes. Em casa, testei o pH da água da torneira, do filtro de barro e do banchá (que é feito com água filtrada, bem como os preparos de comidas). Fiz isso após verificar a alta acidez de muitas marcas de água mineral engarrafadas...
Fiquei muito satisfeita em ver que o pH da água que sempre consumimos em casa é levemente alcalino...! Lembro que quando era pequena, até eu fazer uns 15 anos de idade, não bebia água de nenhum lugar além de minha própria casa (abria exceções quando encontrava um filtro de barro na casa de alguem), pois não tolerava o sabor de outras águas...! Chegou ao cúmulo de meus pais viajarem para passar 15 dias fora e me deixarem na casa de minha madrinha com garrafões de água na bagagem...! O tempo foi passando e acabei deixando essa "frescura" de lado, porém minha preferência por uma boa alga de filtro de barro ou moringa nunca deixou de existir!
Nem preciso dizer que adorei ler a matéria que transcrevo abaixo né? Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/filtro-de-barro-brasileiro-e-o-mais-eficiente-do-mundo.html

"Pesquisa indica filtro de barro brasileiro como mais eficiente do mundo para purificar a água

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.
Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).
Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.
Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.
O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.
Ainda de acordo com o livro de pesquisas, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde."


Um comentário:

  1. Ola Camila Boa noite Observe que quando se ala neste filtro, meu velho conhecido, desde os tempos de criança, as pessoas talvez não fiquem sabendo que dentro deles existem 01 ou 02 e até 3 velas que fazem a filtragem, estas velas fazem a diferença, o resto do processo é por conta da ceramica. e dao tempo que esta agua fica no filtro.

    ResponderExcluir