segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Moda Inclusiva: muito além do estímulo ao consumismo

Acabei de ver este vídeo e na hora lembrei do trabalho de uma amiga, estilista, que no ano passado participou de um desfile voltado a pessoas com corpos "imperfeitos". Na época achei a ideia fantástica, pois quando pensamos no universo da moda, normalmente vem a ideia de um mundo que se dedica a fazer as pessoas quererem comprar mais, mais e mais - além de uma preocupação exacerbada com o externo, em detrimento do interno.

Moda, para mim, em primeiro lugar serve para fazer com que peças cumpram mais do que o simples papel de cobrir e proteger o corpo. É uma ferramenta que ajuda a trazer mais personalidade e cor para a vida das pessoas, fazendo com que possam expressar seus valores (estéticos ou não) e manter uma relação cotidiana com a arte. Ela reflete aquilo que somos, bem como o nosso estado de espírito e deve ser universal e acessível a todos. Sou uma admiradora nata de todo tipo de expressão artística, inclusive da moda, entretanto, vê-la servindo de ferramenta para gerar mais inclusão e determinadas reflexões me pareceu uma proposta bastante rica e inovadora. 

Compartilho com vocês um vídeo (referência internacional) que mostra o trabalho com a moda por outro ângulo, bem como as fotos do desfile desta amiga (brasileiríssima), como exemplos de belos trabalhos que exploram o conceito da utilidade da moda e a sua relação com o corpo humano. Em todos é incrível ver a felicidade estampada no rosto de quem tem a chance de ter um "look" personalizado, já que para estas pessoas, não é fácil encontrar algo que "caia como uma luva". 

Uma boa reflexão para quem está com o guarda-roupas abarrotado e quando é convidado/a para um evento tem coragem de dizer que não tem nada para vestir e/ou para quem se queixa de que não pode usar isso ou aquilo por ter pernas finas, um pneuzinho ou pés feios... Que tal agradecer mais e reclamar menos?

Vídeo de autoria do grupo suíço Pro Infirmis

Foto concedida por Cláudia Gordilho, autora do "look"

Foto concedida por Cláudia Gordilho, autora do "look"

Imagem concedida por Cláudia Gordilho, autora do "look"



Nenhum comentário:

Postar um comentário