quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pirâmide da Atividade Física

Buscando imagens de pirâmides alimentares acabei descobrindo algo que desconhecia: a pirâmide da atividade física. Existem vários modelos e selecionei os mais interessantes/didáticos (em minha opinião) para compartilhar com vocês. Como podem ver, existem diversas maneiras de mandar a preguiça para o espaço.

Existem pequenas divergências entre os modelos aqui copiados. A primeira preconiza o alongamento como um exercício diário, a segunda 3 a 5 dias na semana e a terceira 2 dias na semana. A segunda pirâmide nem inclui o repouso e coloca no topo a categoria de atividades intensas (que não é para todo mundo - seja por vontade ou capacidade).

Destas três, me identifiquei mais com a primeira: me pareceu mais completa e inclui não somente a atividade física mas também a consciência alimentar e o sono, que formam um tripé fundamental para a boa saúde. Em relação ao item alongamento, apesar de estar numa fase que não tenho praticado diariamente, por experiências pregressas, sinto uma diferença enoooorme quando incluo um alongamento caprichado em minha rotina. Basta parar que fico logo entrevada.  Outra grande vantagem é que o alongamento não requer espaços, nem clima específicos: pode ser feito em casa ou até mesmo no trabalho a custo ZERO. Por causa de minha experiência pessoal, achei muito justo posicioná-la na base da pirâmide. Depois vou fazer um post sobre meus exercícios de alongamento prediletos (vou tentar resumir, pois são muitos).

De qualquer forma, apesar das pequenas variações os três modelos me pareceram bastante interessantes. Acho que é uma boa orientação básica à seguir, onde cada um deve se espelhar naquela onde haja maior identificação. 



Imagem retirada do blog da Lilian Presente

Imagem retirada do blog do treinador físico Sérgio Nunes

Imagem retirada do Google Imagens - Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário