quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Refletindo sobre mudanças e metas

Imagem retirada do Google Imagens

Hoje comemoro um mês que cheguei à minha nova morada: Belo Horizonte. Adoro mudanças, pois sempre que saímos da rotina o tempo parece render mais e quando olhamos para trás parece que aconteceram maior quantidade de coisas do que quando estamos em uma situação rotineira, sem mudanças...

Aí entra o velho Yin e Yang, a teoria dos opostos complementares, pois da mesma forma que adoro mudanças, sou dependente do estabelecimento de rotinas. Por outro lado, ficar sem rotina uns tempos é essencial para dar valor a ela. A minha está começando a se organizar por agora, mas minha vida ainda está bastante bagunçada. Acho que enquanto minha casa estiver em clima de acampamento será difícil sentir que tenho uma rotina. Como comentei em outro post, a bagunça espacial reverbera na capacidade de organização mental.

Retornando ao tema das mudanças: quando realizamos grandes mudanças na vida,  (pode ser de emprego, de cidade, de estado civil ou até mesmo de bairro) mesmo que a gente volte a criar uma rotina, só o fato de estar vivenciando uma situação nova já é motivo suficiente para termos uma percepção diferente do tempo. Demora bastante para voltarmos para a zona de conforto ao ponto de se transformar em monotonia e previsibilidade.

Durante as quatro primeiras semanas deste ano comentei sobre a realização das minhas metas saudáveis para 2014. Hoje vou comentar sobre a semana que passou e estou pensando em manter este tópico apenas uma vez por mês, pois acho que é desinteressante para quem lê este relato semanal...

Esta semana aconteceram alguns fatos que são beeeeeem a minha cara. Basta eu estar “na linha” que me acho no direito de sair dela. Semana passada, foi o melhor relato em termos de realização de metas saudáveis – suficiente para dar uma “jacada” na semana seguinte (esta que se completa hoje).

Dieta: Meti o pé na jaca com vontade e tomei sorvete DOIS dias na semana que se passou. Açúcar, leite, gordura hidrogenada e... prefiro nem pensar no resto dos ingredientes. Tem horas que é conveniente não ler rótulos, para sofrer menos com as fraquezas. O problema é fazer disso um hábito e um subterfúgio. Para piorar a situação, hoje ainda caí na tentação de uns biscoitinhos de queijo na casa de uma amiga (biscoito de queijo é algo intermediário entre pão de queijo e biscoito polvilho – típico aqui de Minas). Nada pior do que estar com fome, diante de uma comida que você gosta, mas está tentando deixar de comer... Recusar comidas que não nos apetecem ou quando não estamos com fome é fácil – quando juntam os dois opostos das situações anteriores torna-se um desafio!!

Comer menos: Não sei se pelo fato de estar intensificando as minhas atividades físicas ou por pura gula mesmo, mas andei comendo mais nos últimos dias... Ontem, depois que nadei, no jantar, tomei duas cumbucas gigantes de sopa de missô (mesmo sendo light, exagerei) e depois fiquei me sentindo estufada (detesto essa sensação). São sinais como esse que me mostram que está na hora de ficar mais atenta e colocar uns freios na gulodice.

Bebidas alcoólicas: Este item está indo bem. Tenho frequentado os botecos da cidade, confraternizando entre amigos e ficado muito feliz com água – já que suco aqui é coisa rara e não bebo refrigerante sob hipótese alguma. Para variar um pouco, algumas vezes peço água com gás acompanhada de sumo de limão em um copinho de cachaça para ir misturando à água com gás. Ah, preciso fazer uma ressalva que tomei um gole de Backer de Trigo (uma cerveja artesanal de trigo daqui de Minas que era a minha favorita da outra vez que morei aqui) meio que para matar a saudade do gosto, meio que para me despedir e principalmente porque estava com sede, não tinha outra coisa para beber e ela estava estupidamente gelada olhando para mim... Acho que vou mudar o ditado para: a tentação faz o ladrão, risos!! 

Atividade física: Durante a semana que passou somente fui atacada pela preguiça um único dia – o que quer dizer que pratiquei atividades físicas em seis dos últimos sete dias, intercalando entre caminhadas e natação. Além disso, esta semana consegui voltar ao meu antigo ritmo de quatro mil metros de natação, mas pretendo aumentar esse número...


Sono: Dei uma corujada dois dias na semana que se passou e fui dormir após a meia noite. Falando nisso, é bom eu finalizar logo esse texto antes que este número cresça para três. Na verdade só liguei o computador para escrever, pois estava esperando o cabelo secar para dormir. Tenho evitado ligar o computador à noite, pois ele é o inimigo número um do meu sono. Quem acaba sofrendo as consequências disso é o blog, já que meu turno mais criativo é à noite. Mais um ajuste para minhas metas saudáveis X rotina...

Boa noite!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário