sábado, 8 de março de 2014

Feliz Dia Internacional da Mulher - Temos MUITO para comemorar!!!

Acabei de ler esse texto (por Gisele Leal) e não resisti em escrever uma resposta a ele. O texto está em azul e as minhas respostas em cor-der-rosa.

Imagem retirada do Google Imagens

O que temos pra comemorar? MUITAS COISAS!!
Respeito? Igualdade? Direitos? 
1) Qualquer pessoa que sabe impor o seu respeito, será respeitada - isso não tem nada a ver com seu sexo.
 2) Impossível comparar duas coisas diferentes e querer que sejam iguais: vermelho e azul são duas cores distintas, ambas primárias, ambas importantes, porém com características diferentes. Jamais serão iguais e portanto não podem ser comparadas. Com homens e mulheres é a mesma coisa.
3) Direitos: Sim, mulheres têm direitos e privilégios, como a chance de receber um salário integral por até metade de um ano para poder cuidar de seus filhos, enquanto o pai, não pode se dar ao luxo de corujar a sua cria durante 24 horas por mais de dois dias...
Vamos falar de Brasil. Sim, muitos direitos já foram instituídos. No papel. Na prática prevalecem as regras da sociedade patriarcal, machista e misógina em que vivemos.
Tem certeza que moramos no mesmo país? No Brasil onde moro as pessoas são valorizadas por seus méritos e não pelo sexo. Conheço inúmeras mulheres que são chefes financeiras de suas famílias, que têm salários muito maiores do que homens (de mesma idade e mesma profissão) e que ocupam cargos de chefia, liderando diversas pessoas do sexo oposto. Quando o assunto é concurso público, nunca ouvi falar em cotas para homens. As chances são iguais para todo mundo. O fato de ser mulher não impede que ninguém tenha as mesmas chances educativas ou no mercado de trabalho que um homem.
Mulheres estão menos presentes nos cargos de poder público, em cargos executivos nas grandes empresas e, se estão presentes, recebem salários menores em até 30% quando comparados a salários de homens na mesma função e com a mesma experiência.
Hein?? Apesar de não gostar nem um pouco dela: o cargo de PRESIDÊNCIA de nosso país é ocupado por uma mulher e você ainda tem coragem de falar uma besteira dessas? Sobre os cargos executivos, tenho pessoas próximas trabalhando em grandes corporações e sei que os salários são definidos de acordo com o tempo de atuação na empresa, cargo ocupado e são dadas as mesmas oportunidades para homens e mulheres. Mais uma vez, o que determina esse ponto é a COMPETÊNCIA.
Muitas mulheres tem tripla jornada. Trabalham fora, muitas fazem “bico”, vendendo artesanato ou produtos de catálogo, e quando chegam em casa ainda tem os afazeres domésticos… Afinal é “serviço de mulher”.
O que me diz dos homens que trabalham de sol a sol por carregarem o peso histórico de precisarem ser os chefes financeiros da família? Algumas mulheres trabalham para colocar dinheiro no sustento da casa, mas muitas trabalham para ter uma ocupação fora de casa e receber um salário para gastar com custos pessoais como: roupas, salão, viagens... Acha que é fácil para um homem receber o título de "provedor", ter que se ausentar do núcleo familiar para garantir o sustento da família, enquanto a mulher tem o privilégio e estar mais próxima dos filhos? Além disso, existem funções que são frequentemente atribuídas aos homens, como carregar peso (aliviando a coluna das mulheres), lavar o carro nos finais de semana, consertar coisas em casa, dirigir na estrada... e nem por isso eles alegam tripla jornada. Isso sem falar que foi-se o tempo que homens não ajudavam em atribuições domésticas. Em famílias onde o homem e a mulher trabalham fora de casa, sempre há uma divisão de funções, como: o pai leva os filhos na escola, a mãe faz supermercado; a mãe cozinha, o pai lava a louca; a mãe não pode estragar as unhas, o pai troca o pneu do carro... Que tal olhar o que o homem faz e valorizar o seu papel ao invés de cuspir no prato que se come? É tudo uma questão de saber impor limites, colocar regras e se valorizar.
Muitas mulheres sofrem violência e não conseguem nem denunciar. Em suas próprias casas. De seus companheiros e filhos. Violência de pessoas em quem elas confiam, como por exemplo, seus obstetras. Violência institucional. Violência de todos os tipos. Violência que nem ganhou nome, notoriedade ou consciência ainda.
Se elas continuarem se colocando como coitadinhas é isso mesmo que vai acontecer com elas. Com os avanços dos meios de comunicação, hoje em dia só se cala quem quer. Além disso, quem disse que homens não sofrem violência, quando são mal tratados por chefes arrogantes, se submetem a ambientes de trabalho altamente hostis, competitivos e estressantes e engolem sapos e mais sapos, pois sabem que precisam daquele emprego para colocar comida em casa e garantir a educação dos seus filhos? 
O que temos pra comemorar? MUITO!!!
Mulheres são cerceadas de seus direitos a cada instante. Mulheres são expostas sensualmente em propagandas de cerveja, de perfume, de chocolate. Como se fossem, assim como os produtos que representam, para serem degustadas. Mulheres podem exercer seu poder de escolha, desde que ela escolha entre as opções que já escolheram por elas (antes obviamente).
Ainda não entendi que direitos são esses que são diferentes para homens e mulheres. Pelo contrário, vejo mulheres tendo diversos privilégios, como o fato de não precisarem pegar fila quando estão grávidas ou tendo preferencia de assento na mesma condição. Quando divorciam, mulheres tem o direito de ficar com a guarda de seus filhos (apesar de biologicamente representarem 50% da carga genética dos seus filhos) e homens, por lei, precisam se contentar com apenas dois finais de semana por mês (e ainda pagar todas as contas!). Não vamos nos esquecer de que a mulher tem o direito de se aposentar com menor idade e menos tempo de serviço que os homens, mesmo que exerçam o mesmo cargo e não há diferença no valor desta aposentadoria - como é comprovado que as mulheres vivem mais do que os homens, elas ainda têm o privilégio de aproveitar a aposentadoria por mais tempo. Para completar, toda mulher tem o direito de ter ataques histéricos todo mês e poder colocar a culpa na TPM, sem ser tida como louca, violenta, agressiva... 
A mulher ESCOLHE a imagem que quer ter. Isso não é imposição da sociedade. Umas resolvem ser "ladies" e outras piriguetes. A moda está aí para isso, para oferecer todo tipo de opção de vestimenta, de acordo com estilos pessoais. Só promove uma imagem de "objeto" quem quer. É tudo uma questão de postura e escolhas. Além disso, se a imagem feminina é frequentemente usada em propagandas é por ter recebido a dádiva da beleza e do charme, com corpos cheios de curvas que inspiram até mesmo grandes obras arquitetônicas, como as de Oscar Niemeyer ou de músicas mais famosas do planeta, como Garota de Ipanema. Em que planeta isso não é motivo de orgulho? 
O que temos pra comemorar? Continuo dizendo, MUITA COISA!
Ou basta receber um bombom, uma flor, um verso de amor, um dia no ano?
Coitada de você que só recebe gentilezas um dia no ano. Tenho certeza que por isso escreveu um texto tão amargurado ou então precisa olhar para os lados e ser mais grata pelo que tem... Com certeza sua referência não representa uma maioria feminina: mulheres que possuem a dádiva da beleza, do charme, da maternidade, da delicadeza, do capricho, da capacidade de ser pluri-tarefa, da força, da coragem e do dom de se doar e amar infinitamente.
Deixo aqui minha homenagem nesse dia internacional das mulheres, à TODAS as mulheres. TODAS. E um beijo especial àquelas que fazem da sua própria vida uma luta diária pelo direito de todas as outras. Mulheres que não se conformam, que brigam, choram, são perseguidas, mas não desistem nunca. Inclusive àquelas que morreram em 8 de março de 1857 e deram origem a essa data comemorativa tão deturpada por um mundo capitalista.
Deixo aqui a minha homenagem a todas as mulheres que sabem seu verdadeiro valor e não precisam se depreciar ou dar uma de "coitadas" para serem amadas, queridas e celebradas todos os dias!!!

2 comentários:

  1. ótimo texto!
    Parabéns,você sim é mulher de verdade e não essas choronas feministas que acham que o mundo deve ser um arco íris e girar ao redor delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,

      Bem vindo ao blog!! Grata pela parte que me toca... =)

      Excluir