domingo, 2 de março de 2014

Ginástica da dona de casa

Estou aqui dando "um grau" na casa e resolvi fazer uma pausa para compartilhar umas informações interessantes com vocês... 

Nos dias de hoje o brasileiro está cada vez mais seguindo o padrão internacional e tendo menos empregadas domésticas em casa. Atualmente é super comum que muitas famílias tenham, no máximo uma diarista, uma ou duas vezes na semana e não há como fugir de atividades domésticas. Algumas são bem sacais e improdutivas e a ajuda de eletrodomésticos é super bem vinda! É por isso que AMO esse vídeo de Hans Rosling sobre a máquina de lavar roupas, abordando o tema da sustentabilidade por um excelente ponto de vista. Infelizmente não consegui encontrar uma versão com legendas em português para colar aqui, mas é possível assistir com legendas no próprio site do TED.


Não tem jeito: infelizmente não tem máquina para limpar vidros, tirar poeira dos móveis e principalmente cozinhar. Gastar algumas horinhas do dia ou da semana com serviços domésticos é quase inevitável... As roupas brasileiras são feitas para amassar, nunca vi nada parecido. Como comprar roupa lá fora é MUITO mais barato do que aqui, sempre que viajo dou uma renovada no guarda-roupa, principalmente porque as roupas "importadas" são feitas para não amassar: saem da máquina ou do varal direto para o guarda-roupa. Quando vejo uma roupa, por mais linda que seja, que precise de um mega cuidado para ser lavada, ou que precise ser lavada na lavanderia, penso duas vezes em comprar. As lavanderias aqui no Brasil são caríssimas, com duas ou três lavagens você praticamente compra uma roupa nova, a depender do tecido e da peça. Eu lavo quase tudo na máquina e se a roupa durar menos por isso, é o preço da comodidade e o tempo de você já estar enjoada dela e querer uma nova. Além disso, não sou de comprar roupas caras, então está na conta...

Outro ponto é que os apartamentos modernos estão cada vez menores e muitos sequer têm área de serviço. Alguns têm lavanderia comunitária para o condomínio e outros nem isso (ou a pessoa lava suas roupas na casa de alguém que tenha intimidade ou prepara o bolso para lavar em lavanderias). 

Cresci com máquina de lavar louças da na casa dos meus pais, mas onde moro, se quisesse ter uma, teria que colocar em cima da minha cabeça - e olhe que minha cozinha nem é tão minúscula assim, ou talvez já esteja bem adaptada à espaços pequenos. Então, além de cozinhar (que amo) não tenho como fugir de lavar as louças e panelas (o que não é tão mal, pois amo ver a cozinha limpa e arrumada - a bagunça me incomoda mais do que ter que lavar a louça). Aliás, não tenho como fugir de um monte de coisas, pois não tenho empregada e por enquanto nem diarista. 

Para mim existem quatro pontos positivos em fazer serviços domésticos: o primeiro é escutar uma boa música; o segundo é que é uma ótima maneira de desopilar a mente (tenho facilidade em focar no que estou fazendo e não pensar em mais nada - meditar); o terceiro é pensar que estou queimando umas calorias; e a por fim, o quarto ponto positivo  é a delícia de ver a casa toda limpinha e arrumadinha quando terminamos (mas essa sensação é ainda melhor quando alguém faz o serviço por nós - parece mágica, risos!). Claro que prefiro ler do que fazer todas essas coisas, mas como também sou bem preguiçosa para atividade física, então, acho mais produtivo queimar calorias com atividades domésticas do que com caminhadas, por exemplo. Gosto de caminhar para ir a algum lugar (adoro usar minhas pernas como meio de transporte), mas acho um saco colocar uma roupa, sair para caminhar só para cumprir uma meta saudável do dia (acho muito legal fazer isso com um(a) amigo/a: uma excelente maneira de juntar o útil ao agradável e colocar os papos em dia. Mas nem sempre temos amigos morando perto da gente e com horários livres que coincidam. Por isso, entre caminhar sozinha e fazer serviços domésticos, fico com a segunda opção, sem pestanejar: muito mais produtivo!   

Pensando nisso, preparei uma tabelinha para estipular qual o gasto médio de algumas atividades domésticas e resolvi compartilhar aqui no blog. Vale lembrar, só a título de comparação, que seguindo os mesmos parâmetros que utilizei, em uma hora de caminhada, o gasto calórico médio é de 120kcal. Assim, quando você ficar com preguiça de fazer alguma dessas atividades domésticas, poderá lembrar dessa tabelinha e se animar!! Agora deixe eu ir que ainda tenho que varrer a casa, passar um pano molhado e passar umas roupas... Enquanto isso o pão está crescendo no forno e a máquina está lavando as roupas. Em questão de duas ou três horas terei: roupa lavada e passada, pão caseiro fresquinho, a casa arrumada e umas calorias a menos. Considerando que já cozinhei e lavei louças hoje, acho que já devo estar com um saldo negativo de umas 350kcal - quase o triplo da energia gasta em uma caminhada de uma hora... Nada mal, hein?


Nenhum comentário:

Postar um comentário