Oi pessoal!!! Postei a foto desta salada na sexta e fiquei devendo a receita... Estou um pouco atrasada, pois esses dias foram atribulados. É uma receita super simples e prática, além de muito nutritiva, contendo uma leguminosa + um cereal (combinação perfeita de aminoácidos essenciais), duas raízes, dois redondos, ingredientes fermentados e gordura insaturada: um mix super saudável, colorido e saboroso. Pode ser servida morna ou fria, podendo ser por si só uma refeição completa ou servir de acompanhamento para outros pratos. Espero que gostem!
Ingredientes
- 1 xícara de couscous;
- 1 xícara de grão de bico cozido;
- 1/2 xícara de bardana cortada em rodelas transversais;
- 1 xícara de cenoura cortada em cubinhos;
- 1 xícara de quiabo cortado em pedaços de aproximadamente 1cm;
- 1/2 xícara de palmito (corta em 4 no comprido e depois em pedacinhos menores no sentido inverso);
- 1 colher de sopa de vinagre de umê (caso não tenha, pode ser substituído por vinagre de arroz ou de maçã + 1 colher de sopa de molho shoyu).
Preparo:
- O grão de bico deverá estar pré-cozido.
- Primeiro coloque a bardana para cozinhar em uma xícara de água, com uma micro-mini pitada de sal (insuficiente para alterar o sabor), em fogo baixo, com a panela tampada. Enquanto a bardana cozinha, vá cortando a cenoura e o quiabo. Depois de cozinhar por uns 10 minutos, acrescente a cenoura e o quiabo (não misture) e reduza o fogo para o mínimo (entre o alto e o desligado). Deixe cozinhar por 5 a 10 minutos (o suficiente para o quiabo ficar com um tom de verde bem vivo), depois acrescente o grão-de-bico com um pouco do caldo do cozimento. Com a panela fechada, deixe cozinhar por mais 3 minutos.
- Nesse meio tempo, coloque uma xícara de água para ferver em outra panela ou chaleira.
- A minha panela tem dois furinhos na tampa, de forma que se mantiver a panela tampada, através desses furinhos posso escorrer o líquido que estiver lá dentro. Se a sua panela tiver essa função, ótimo, caso contrário, aconselho que bote os vegetais numa peneira e escorra reservando a água. Essa água (do cozimento dos vegetais) será utilizada para o preparo do couscous que é muito simples.
- Em uma vasilha maior, coloque uma xícara da água de vegetais (se for menos do que uma xícara, você acrescenta a água que falei para deixar fervendo em outra panela, até completar uma xícara). Em seguida, acrescenta uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, mistura e vai adicionando o couscous e mexendo. Feito isso, tampe a vasilha e deixe descansar por cinco minutos. O couscous estará pronto.
- Por fim, vá misturando os vegetais e o couscous e no final tempere com o vinagre de umê ou vinagre de arroz/maçã + olho shoyu.
- Bom apetite!!!
A salada como acompanhamento: peixe ao molho pesto; abóbora cozida; agrião refogado e arroz integral cateto com gersal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário