sexta-feira, 21 de março de 2014

Receita de seitan: bife de glúten de trigo

Conforme publiquei ontem, aí vai a minha receita de seitan (bife de glúten de trigo). O mais legal dela é que podemos usar e abusar da criatividade na escolha dos temperos. Este que vou sugerir fica delicioso, além de ser simples e prático. Vamos lá!

Ingredientes:
  • 500g de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de sopa de molho shoyu
  • 1 colher de café de curry
  • 1 colher de café de cebola, alho e salsa desidratados 
  • 1 colher de café de noz-moscada
  • 1/2 colher de café de pimenta do reino
  • Água




Preparo:

Misture a farinha com o sal marinho e depois vá acrescentando água filtrada até formar um bolo bem consistente, que não grude nas paredes da vasilha. Cubra essa massa com água filtrada e deixe de molho na geladeira por aproximadamente 18 horas.



18 horas depois, descarte a água e vá lavando a massa (com pouca água), apertando para retirar o amido. Vai escorrer um muito líquido branco (o amido) e o volume vai reduzir consideravelmente (observe a foto anterior e a seguinte). Depois que todo o líquido branco termina de sair, ou seja, que saiu todo o amigo e ficou só o glúten, é hora de temperar e cozinhar.


Numa vasilha de inox (que caiba em sua panela de pressão), acrescente os temperos (shoyu; curry; noz-moscada. pimenta do reino; cebola, alho e salsa desidratados). Misture os ingredientes e cubra toda a massa com eles (as fotos ficaram um pouco tremidas, mas dá para ver - é complicado ficar tirando fotos enquanto se cozinha sozinha).





Cubra o fundo da panela de pressão com uns 3 dedos de água e ponha uma chapa para fazer um cozimento à vapor dentro da panela de pressão (a minha panela já veio com uma chapa dessas, mas dá para adaptar).



Coloque a água para ferver e quando estiver fervendo, você põe a vasilha com a massa temperada dentro dela, tampa a panela e deixa cozinhar por 15 a 20 minutos, mantendo o fogo médio até o final.


Sua carne está pronta: observe a mudança na cor entre as fotos anteriores e as fotos seguintes. Pode usar para substituir qualquer receita com carne, esta eu usei para fazer estrogonofe. Gosto de usar na hora que faço, mas tem gente que congela para usar depois... Você escolhe!! Bom apetite!!!




Obs.: Se você não tiver como fazer na panela de pressão, pode cobrir a massa com um pano úmido e fazer numa panela à vapor tradicional/cuscuzeira. Se puder fazer na pressão, fica bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário