domingo, 9 de março de 2014

Vídeo para Beijar o Padeiro: A importância da Beleza por Roger Scruton

Imagem retirada do Google Imagens

Ontem falei sobre o privilégio concedido às mulheres de serem veneradas mundo afora, sendo ícones da beleza humana. Hoje vou falar um pouco sobre a importância que tem a beleza em nossas vidas - algo que tem sido relegado na sociedade moderna, que venera a ideia de que tudo precisa necessariamente ser útil.

Talvez, por esse motivo, tenha me identificado tanto com a biografia de Steve Jobs. O homem revolucionou o mundo da tecnologia, mas ao mesmo tempo era neurótico com os mínimos detalhes relacionados à estética dos produtos que sua empresa lançava no mercado. Sou arquiteta, como sabem, e acredito piamente nisso. A presença do belo em nossas vidas é um diferencial para a felicidade e é este o sentido da arte: trazer mais beleza à vida das pessoas.

Há mais de quatro anos, tentei explicar neste texto o sentido da arte (chamando o que alguns consideram arte de uma forma de terapia) e hoje vou compartilhar um vídeo que expressa exatamente o que penso dela. A apreciação da estética do belo transborda de mim. Por esse motivo consigo perder noção do tempo em um bom museu, admirando uma bela paisagem ou me transportar para o infinito através de determinadas músicas. 

A arte faz parte de minha vida quando arrumo cuidadosamente uma cama; quando cuido para que toda a louça esteja combinando e bem organizada na mesa; quando escolho uma bela roupa-de-cama; quando molho as minhas plantas, garantindo que a vida seja preservada em casa; quando penduro quadros na parede, trazendo cor e alegria ao ambiente; quando preparo cuidadosamente um prato de comida; no cuidado que tenho ao escolher palavras para escrever; na vontade que tenho de não chocar e simplesmente viver em harmonia com o entorno; na escolha por um tom de voz suave e gentil; na delicadeza de um sorriso; na manutenção do bom humor; na atenção e carinho ao próximo; na contemplação de pequenas belezas cotidianas, como flores que brotam nos canteiros da cidade, o por do sol, o mar ou as montanhas que me cercam; na escolha das cores que visto; quando faço as minhas unhas ou capricho na maquiagem para um evento especial; na arrumação dos espaços onde circulo e habito; no zelo com a estética de uma forma geral... 

Este vídeo demonstra a essência do que pretendo quando proponho que devemos Beijar o Padeiro constantemente. Não deixe de assistir e de dar muitos Beijos no Padeiro!

P.S.: Algumas pessoas não estão conseguindo visualizar no atalho que coloquei abaixo, se esse for o seu caso, clique aqui!

2 comentários:

  1. Como pintora, dedico horas do meu dia para produzir beleza e, com sorte, um sorriso de quem observa a pintura concluída. Não consigo entender quem perde seu tempo produzindo feiúra,intalações confusas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili,

      Você é uma caixinha de surpresas!! Fiquei curiosa para conhecer o seu trabalho, pode me mandar alguma coisa por e-mail??? Você é uma privilegiada que soube fazer escolhas maravilhosas na vida: para que melhor do que se dedicar à família e à arte??? PARABÉNS!!!

      Excluir