quarta-feira, 9 de abril de 2014

12 dicas para ser bom aluno sem precisar ser nerd e sem se estressar

Fui (ainda sou) estudante a maior parte de minha vida e apesar de sempre ter sido boa aluna, nunca me estressei com escola, faculdade, cursos, nada disso... De volta ao ambiente acadêmico universitário, percebo como as pessoas se estressam por conta dos estudos e por isso resolvi escrever este post.

Imagem retirada do Google Imagens

1. Por que nunca fui totalmente vagal e nem totalmente nerd? Ser totalmente vagal é prejuízo certo. Para que correr o risco de fazer uma prova final ou recuperação? O maior prejuízo neste caso é o estresse desnecessário e a diminuição das férias. Por outro lado, não vale à pena ser totalmente nerd: é super possível obter boas notas e passar direto sem abdicar da vida social. Afinal, a vida é feita de obrigações, mas também de diversão! É preciso oferecer subsídios para alimentar a inteligência emocional...

2. Não falto aula. Só em último caso. Se você está pagando (mesmo que estude numa instituição pública está pagando através dos seus impostos) por um serviço, por que não usufruir dele? Quando prestamos atenção a uma aula diminuímos drasticamente a necessidade de estudar em casa. Por que desperdiçar esse tempo e oportunidade?

3. Faço todas as listas de exercício que os professores passam. Valendo ou não pontos para a nota, são excelentes formas de treinar o conteúdo, não deixar acumular o assunto, tirar dúvidas e principalmente entender a forma daquele professor de cobrar o conteúdo.

4. Evito deixar os prazos para a última hora. Essa é uma fórmula perfeita para evitar o estresse. Não tem preço estar com trabalhos prontos com antecedência e ter tempo para alterar ou consertar alguma coisa.

5. Caiu num grupo de gente vagal e descomprometida? Problema deles que estão deixando de aprender! Faça a sua parte e a parte deles se necessário. O que não dá é para se estressar com a incompetência alheia e muito menos se prejudicar. O melhor mesmo é evitar esse tipo de situação, mas algumas vezes é inevitável. Serve de lição para saber quem excluir de futuros grupos e até para saber como lidar nesses casos.

6. Descubra qual a sua forma de aprendizado e invista nela. Se for auditiva, grave as aulas, preste atenção... Se for visual, preste atenção, copie... Se tiver facilidade em se dispersar, sente na frente e longe dos núcleos de conversa... Só não deixe de aproveitar o máximo das aulas e do seu potencial de aprendizagem. Ah, se o professor for muito ruim (algumas aulas são inúteis) e você for do tipo autodidata, aproveite o horário que deveria estar na aula para estudar a matéria, só não deixe acumular. 

7. Organize o seu tempo. Falta de tempo é apenas uma desculpa de quem não sabe ser organizado. Normalmente, quanto mais ocupadas as pessoas são, mais elas conseguem ser produtivas, pois aproveitam cada minuto disponível.

8. Respeite o seu sono. Está cansado? Vá dormir! Quando estamos cansados não conseguimos absorver nada e ainda aumentamos o nosso estresse fisiológico. Para algumas pessoas é bom dormir de tarde e ficar estudando pela madrugada... Para outras, dormir cedo e acordar descansado no dia da prova faz toda a diferença. Ainda tem aqueles que preferem madrugar para dar uma revisada no assunto. Descubra como funciona melhor o seu metabolismo e priorize sempre estar descansado, mesmo que isso signifique não estudar tudo que precisa. Lembre-se: o ótimo é inimigo do bom. É preciso estabelecer limites!

9. Se for estudar no computador, não deixe as redes sociais ligadas e mantenha o celular longe ou no silencioso. Se possível, baixe o que precisa e desconecte a internet. Essa tecnologia infernal atrapalha e dispersa demais! Se estiver estudando com antecedência não precisa fazer isso, o problema maior é quando está correndo contra o tempo - estudando de véspera! Mesmo assim, é sempre bom aproveitar ao máximo o tempo de estudo e evitar dispersões para render mais.

10. Estabeleça horários de pausa. Por exemplo: a cada 30 minutos, se permita uma pausa de 5 minutos para beber uma água, ver se alguém te ligou, alongar, levantar da cadeira, assistir um vídeo engraçado para descontrair e dar uma risada (estou em semana de provas e minha pausa ontem, por exemplo, foi com este vídeo de Murilo Gun, da série dos anos 80, que estou adorando!). O importante é que essas pausas sejam cronometradas e proporcionais ao tempo de estudo. Dei o exemplo de 5 minutos à cada 30 minutos, porque pessoalmente tenho mais facilidade de focar sem parar por 30 minutos ou uma hora do que por períodos maiores. Mas isso varia em relação ao que estou estudando. Muitas vezes me empolgo e nem percebo o tempo passar... Só que nem sempre estudamos o que queremos e a dispersão nesses casos é um risco maior, por isso é fundamental estabelecer metas do que se deseja estudar, do tempo que necessário e disponível, considerando as pausas programadas. 

11. Organize seu espaço. Estabeleça um lugar de estudo com tudo que vai precisar à mão. Separe os livros que irá usar, bem como apostilas, canetas, lápis, borracha, calculadora, caderno, livros, papéis de rascunho... É bom planejar antes para não ter que levantar a todo tempo para pegar algo que está faltando. O planejamento é essencial para otimizar o tempo. Procure sentar-se confortavelmente, de preferência em uma mesa (que não seja a mesa de jantar, para não precisar desarrumar tudo na hora das refeições – a menos que more sozinho) e atente para uma iluminação adequada. O ideal é que fique sozinho, longe da dispersão de outras pessoas, televisão ligada, conversas, etc... Se não for possível, terá que treinar mais a sua capacidade de concentração e abstração do entorno. Ah!! Cama é lugar de dormir e não de estudar, se for estudar na cama, que pelo menos seja sentado, com a coluna bem ereta.

12. A vida é feita de escolhas. Às vezes acontece de termos um só tempo e duas coisas para fazer (ex.: funeral de alguém ou estudar para uma prova). Alguns compromissos são únicos e inadiáveis. Quando sabemos com antecedência, conseguimos planejar nosso tempo. Quando deixarmos o estudo para a última hora, corremos o risco de sermos pegos de surpresa com todo tipo de evento: até um pneu furado! Na maior parte das vezes, uma boa programação e antecipação resolvem tudo. Em outros casos, pondere as suas prioridades e assuma seus riscos. Por essas e outras é importante assistir e prestar atenção às aulas, estar com os assuntos em dia, fazer as listas de exercício... Se tiver uma super festa na véspera da prova, poderá ir e no dia seguinte fazer a prova tranquilamente, mesmo sem ter tido tempo de revisar na véspera.  Se não tiver estudado e optar pela festa, é uma escolha consciente e saberá que depois terá que compensar e correr atrás do prejuízo. Só não vale transformar isso num drama e nem se estressar, pois a inteligência emocional ao invés de se tornar sua aliada, será a sua inimiga. Eu sempre escolho as festas, pois sei que no futuro nunca vou me lembrar de uma nota baixa, mas certamente jamais esquecerei um momento inesquecível com pessoas queridas: aniversários, casamentos... enfim, eventos únicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário