segunda-feira, 28 de abril de 2014

Desodorante natural caseiro

Acabei de ver essa publicação na página do Alguma Coisa em Comum, no Facebook e lembrei de um post antigo que fiz sobre o uso de desodorantes e a sua relação com o câncer de mama. Nesta publicação a autora ensina a receita de um desodorante natural e parece já ter testado e estar super satisfeita. Confesso que não uso desodorante e principalmente agora morando em Belo Horizonte, não transpiro nada por causa do clima e não tenho sentido falta do produto. Mesmo assim, testarei assim que achar uma oportunidade boa e darei meu feedback aqui no blog. Aguardo os comentários de vocês!

Imagem retirada do blog Sua Pele Saudável

Desodorante natural
Por Kênia Bahr

Sempre tive nóia com desodorante, desde que descobri que o uso de antitranspirantes estava diretamente ligado ao aumento de câncer de mama e linfático em mulheres e homens. Os desodorantes comerciais possuem substâncias que podem ser nocivas à saúde, como o triclosan e o alumínio e nomes impronunciáveis e ininteligíveis pela grande maioria das pessoas comuns.
Recebi da querida Leila Mortari, descoladíssima em alimentação natural, curas alternativas e tais, uma receita FABULOSA de desodorante naturebíssimo, feito com ingredientes simples e que compactua com a máxima da cosmética natural: não passe na pele aquilo que você não comeria! A pele é um órgão com enorme capacidade de absorção e temos que ter muito cuidado com o que estamos "ingerindo" através de seus poros - boquinhas. 

Bem, segue a receita enviada pela Leila, com o link do site original, em inglês, de onde ela adaptou.
Receita adaptada - rende 30ml:
• 4 co. sobremesa rasa de amido de milho
• 1 co. sobremesa rasa de bicarbonato de sódio
• 5 co. sobremesa de óleo de côco líquido

Opcional:
• gotas de óleo de rosa mosqueta - pelas propriedades de regeneração da pele
• gotas de óleo de tea tree/melaleuca - pelas propriedades anti-sépticas
• gotas de óleo de sálvia esclaréia - pelas propriedades anti-sépticas e desodorizantes

No que eu fiz, coloquei 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 de óleo essencial de melaleuca.
Cuidado com os óleos essenciais que podem causar alergias, dependendo da pele.
A textura é cremosa, de passar com a mão, um pouquito só em cada axila.
Estou APAIXONADA pelo danadinho. Passo de manhã bem cedo, vou trabalhar e volto pedalando e às vezes ainda vou para a aula ou para o yoga à noite... e NADA de cheiro estranho. O suor também dá uma boa diminuída, mesmo nos dias mais quentes.
Agradeço de todo o coração, Leila e compartilho aqui, porque penso que coisa boa, saudável e pro bem da humanidade tem mais é que ser divulgada mesmo. 


3 comentários:

  1. Ó nós aqui! Que legal que publicou, eu estou adorando!
    Beijos

    Kenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!

      Ainda não usei... Até queria, mas com esse frio que está fazendo em BH, posso me esforçar muito, mas é impossível transpirar!!! Aiiii que saudade do calor eterno da Bahia!!

      Bjs!!

      Excluir
  2. o oleo de coco pode usar qualquer um carlameirelles2008@hotmail.com

    ResponderExcluir