terça-feira, 29 de abril de 2014

Receita: Creme de couve-flor com alecrim e missô

O frio chegou com tudo aqui em Nova Lima/Belo Horizonte. Hoje quando saí de casa o termômetro marcava onze graus. Nem quero pensar em como vai ser o inverno. Uma coisa é certa, será uma temporada de muitas sopas: nada melhor para aquecer o corpo antes de dormir, assim como um chá bem quente. Compartilho com vocês, atendendo a pedidos, a receita da sopa que publiquei ontem no Instagram. Não está na foto, mas depois da sopa comi uma espiga de milho com pasta de umê. Falei sobre isso nesta publicação, também no Instagram. 


Ingredientes:
1/2 couve-flor média (com os talos)
6 talos de alecrim (aproximadamente 15cm cada)
2 colheres de sobremesa de missô
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
Azeite de oliva extra virgem
Tempero verde (salsa, coentro, cebolinha) para decorar

Preparo:
Separe a couve-flor em ramos menores e corte os talos em fatias finas, levando para cozinhar com 2 xícaras de água e o alecrim. Quando a couve flor estiver macia (cozinha por uns 10 minutos após atingir fervura), descarta o alecrim e bate somente a couve flor com a água do cozimento (que na verdade virou um chá de alecrim, super perfumado), mistura com o missô e bate no liquidificador. Devolve para a panela e cozinha em fogo baixo, mexendo, desligando logo que comece a borbulhar (ferver).

Lava as sementres de abóbora numa peneira e depois tosta numa frigideira até que fique cheirosa, crocante e dourada (começa a pular da panela). Se não tiver sementes de abóbora em casa, o mesmo pode ser feito com qualquer outra semente ou oleaginosa (castanha do pará, nozes, amêmdoas, sementes de girassol, gergelim...).

Pronto, agora é só servir e decorar. Usei salsa, pois era o que tinha em casa, mas pode brincar com esse enfeite, que acaba dando um toque especial ao sabor da sopa, juntamente com o azeite de oliva e as oleaginosas ou sementes. Utilizei um azeite de oliva extra virgem temperado em casa com um pouco de pimenta e alho, mas pode usar um azeite de oliva tradicional mesmo.

Bom apetite!

Rendimento: duas porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário