sexta-feira, 30 de maio de 2014

Feijão carioquinha com quiabo, batata e pimentão


90% das minhas refeições são vegetarianas.  Por isso, o feijão, que para muitos é um mero acompanhamento, é para mim um item indispensável do cardápio, especialmente no almoço! Trata-se de uma excelente fonte de proteína, principalmente quando combinada com um cereal (juntos fornecem todos os aminácidos essenciais que precisamos ingerir), que no meu caso é o arroz integral, na maior parte das vezes, mas também mesclo com: milho-verde, painço, cevadinha, aveia, trigo e quinoa.

Não sei quem inventou essa história de que feijão bom precisa ter carne... Eu, pessoalmente acho nojentos aqueles feijões banhados em gordura. Meu feijão costuma ser bem sequinho (pouco caldo) de forma que não esparrame no prato e não precise necessariamente se misturar ao arroz. Aliás, gosto de comer tudo separado, degustando individualmente o sabor de cada alimento em meu prato.

Não uso nem uma gota de óleo para prepar feijão ou arroz. O arroz, via de regra, faço somente com uma pitada de sal e tempero à mesa com gersal. Já o feijão, vario com maior frequência.

Uma forma que adoro preparar feijão é com legumes. Como já devem ter percebido em minhas fotos é muito raro eu usar batata inglesa e pimentão em meus pratos, entretanto, hoje vou compartilhar uma receita campeã com vocês, que usa ambos ingredientes. Aproveitem!

Ingredientes:
  • 2 xícaras de feijão carioquinha seco
  • 1 pimentão pequeno
  • 2 batatas grandes ou 4 batatas pequenas
  • 16 quiabos
  • 3 dentes de alho
  • Pimenta do reino
  • Sal marinho

Preparo:
  • Depois de catar e lavar o feijão, deixá-lo de molho por 30 minutos. Descartar a água, lavar novamente e deixar de molho com o dobro de água (4 xícaras) por pelo menos 8 horas (se você morar em um lugar quente, deixar de molho na geladeira, para não fermentar. Se morar em um lugar frio e for deixar mais do que 8 horas de molho, colocar na geladeira).
  • Cozinhar em fogo alto até ferver, depois reduzir a chama para o mínimo - sempre com a panela tampada. Enquanto cozinha, picar os vegetais mais ou menos do tamanho de grãos de feijão cozidos (o alho deve ser picado bem miudinho). Depois de uma hora de cozimento, em fogo mínimo, o feijão já estará cozido ou "al dente" - acrescentar o alho e misturar com o feijão. Na sequência, colocar os legumes em camadas, sem misturar com o feijão. Logo acima do feijão o pimentão, depois a batata e por ultimo o quiabo. Cozinhar com a panela tampada por 15 minutos e verificar se a batata já está cozida (macia). Se estiver, acrescentar sal e pimenta do reino a gosto, misturar tudo, tampar a panela novamente e deixar cozinhar por mais cincos minutos. 
  • Pronto, agora é servir a apreciar... Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário