sábado, 24 de maio de 2014

Combatendo a sinusite e a formação de muco: cortando o mal pela raiz!

Atendendo a pedidos, o post de hoje é dedicado à formação de muco e tratamentos naturais à base de mudanças nos padrões alimentares e hábitos diários. Boa sorte nas mudanças e contem com o meu apoio!


Problemas de congestão nos seios nasais são uns dos mais frequentes na sociedade moderna. Tratamentos alopáticos, entretanto, aliviam os sintomas, sem curar as causas. Alguns sintomas estão frequentemente relacionados a esta formação excessiva e acúmulo de muco, gerando obstruções, inflamações e infecções: pressão no globo ocular; obstrução nasal e dificuldade em respirar; sensação de peso na face; nariz escorrendo; mal cheiro nas passagens nasais; febres; dores de ouvido; diminuição da audição; desconfortos na garganta e tosse.

A principal causa são os alimentos formadores de muco, especialmente: leite, creme de leite, manteiga, sorvete, iogurte, queijo e laticínios em geral. Além disso, alimentos contendo açúcar e altas concentrações de doce como frutas e sucos estão relacionados com os sintomas descritos. Produtos altamente processados como farináceos: pães e biscoitos, especialmente quando feitos com farinha branca refinada. Deve-se tomar cuidado também com a ingestão de aveia, especialmente na forma de farinha. Mesmo leites vegetais, como leite de amêndoas e de coco, devem ser ingeridos com moderação, pelo alto teor de gordura e consistência líquida. Oleaginosas e comidas gordurosas também devem ser reduzidas.

Sendo assim, deve-se priorizar na dieta a ingestão de alimentos de consistência firme e que exijam mastigação: como arroz integral, feijão, raízes, legumes e vegetais. A presença de fibras na dieta é excelente para evitar a formação de muco, da mesma forma que alimentos muito líquidos, cremosos, refinados, gordurosos e pobres em fibras corroboram para a formação de muco. Devem-se priorizar os vegetais de consistência firme e folhosos de cor verde escura como: cenoura, abóbora, cebola, brócolis, couve, agrião..., evitando aqueles que são muito aguados e moles na forma crua, como tomate, abobrinha e berinjela. A temperatura exerce influencia na formação de muco, sendo a ingestão de pequenas doses de chá quente excelentes para dissolver e evitar a formação de muco. Assim, devem-se evitar alimentos na temperatura fria/gelada e água em excesso. 

É aconselhável fazer caminhadas diárias em ambientes com ar puro e fresco: podendo ser nas montanhas ou à beira mar, estimulando a respiração com ar de boa qualidade que irá ajudar a limpar naturalmente os pulmões. Evitar ar-condicionado e ambientes poluídos com ar viciado. Manter plantas em casa e no trabalho também é uma boa medida para melhorar a qualidade do ar. Tentar tratar os sintomas da forma mais natural possível, evitando o uso de medicamentos, que não tratam a causa do problema, tornando o corpo cada vez mais resistente e menos responsivo a tratamentos.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se o consumo de leite soja, ajuda na formação de muco. Sofro muito com sinusite desde de criança.

    ResponderExcluir
  2. Não tanto quanto o leite de vaca, porém contribui sim.

    ResponderExcluir
  3. Quais fontes científicas você utilizou?

    ResponderExcluir