domingo, 21 de setembro de 2014

Risoto de abóbora e bacalhau




Não sou muito de cozinhar produtos animais e há tempos comprei um bacalhau desfiado e guardei no freezer... Hoje resolvi inventar algo com ele, antes que fizesse aniversário. Como é domingo e o mercado mais perto de minha casa fica a 15km, inventei algo com o que tinha em casa... Não é que ficou uma delicia?? Vou compartilhar a receita com vocês: super fácil e completamente diferente da maneira tradicional de preparar risoto.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz integral cateto (geralmente risoto é com arroz arbóreo, mas como não tinha em casa fui de integral cateto que também é bem glutinoso, especialmente quando feito na pressão);
2 xícaras de bacalhau desfiado (bem mais fácil e rápido de dessalgar do que as postas - lavei e enxaguei umas 10x e depois provei pra ter certeza que não estava salgado);
2 xícaras de abóbora hokkaido sem casca (pode cortar em pedaços grandes, pois ela vai literalmente derreter);
4 dentes de alho inteiros;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
1 colher de café de pimenta do reino moída;
10-15 azeitonas sem caroço;
1 xícara de vinho branco;
6 xícaras de água filtrada;
1 xícara de leite de coco.

Preparo:
Lave o arroz apenas uma vez numa panela de pressão grande (preferencialmente de aço inox). Acrescente todos os ingredientes menos o leite de coco.

Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto até chiar. Depois de chiar, reduza a chama para o mínimo (entre o alto e o desligado) e deixe cozinhando por 40 minutos. Depois que a pressão sair, abra a panela, acrescente o leite de coco e ligue novamente o fogo, mantendo a panela aberta, misturando até ficar com consistência de risoto (entre 5 e 10 minutos).

Na dúvida, não coloque sal, pois sempre pode acrescentar no fim e tirar sal é impossível. Eu não acrescentei sal nenhum e ficou ótimo, mas isso vai variar de acordo com a dessalga do bacalhau.

Eu servi com uns pedacinhos de castanha do Pará e damascos, um deu uma crocancia e o outro um doce que combinou super bem com o prato. Não tinha queijo parmesão em casa, mas se tiver, com certeza fica bom!!

Aproveite!!

2 comentários:

  1. Milla, qual vinho branco você usou??? Ta liberado para mim???
    Babei...

    ResponderExcluir
  2. Usei um chileno chamado Hugo Casanova Antaño - Cabernet Sauvignon que tinha usado recentemente para fazer mostarda dijon caseira. Essa receita está aqui no blog, basta escrever mostarda na busca! É TOP!!! Super liberado! Bjs

    ResponderExcluir