quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Follow the yellow brick road

Imagem retirada do Google Imagens
Como falar em trajetórias sinuosas que dão certo no fim sem lembrar da estrada de tijolos amarelos (yellow brick road) do clássico O Mágico de Oz? 

Acho que já comentei um pouco sobre a minha trajetória acadêmica por aqui, mas vou fazer um pequeno resumo. Há quatro anos, depois de namorar a ideia por muito tempo, resolvi tomar coragem para encarar novamente a vida de universitária. Comecei o curso de nutrição em Salvador em 2011, paralelamente ao trabalho com arquitetura e ainda este ano tive mais novidades: casei, vim morar em Belo Horizonte, transferi o curso e passei o resto do ano na ponte aérea, concluindo meus trabalhos em Salvador enquanto morava e estudava em Belo Horizonte.

Em 2012 já estava mais estabelecida em BH e livre de pendências em Salvador. Foi o ano que trabalhei com fornecimento de refeições de alimentos naturais aqui, enquanto fazia faculdade à noite. Nas horas vagas continuei dando minhas aulas de culinária, não só em Belo Horizonte e Salvador, como também em outros estados como no Rio e em São Paulo. Enfim, a mudança de vida foi completa: trabalhando com cozinha, estudando nutrição, morando em uma cidade nova, com novo estado civil... Com fé e coragem, as coisas foram acontecendo... 

 A experiência foi maravilhosa, mas em 2013 tive que encarar outra mudança e retornei a Salvador, transferindo o curso novamente, para uma instituição diferente, já que a primeira onde estudei em Salvador tinha uma enorme incompatibilidade de grade. Estava iniciando o quinto semestre do curso na terceira instituição diferente. A cada transferência precisei repetir matérias por conta das diferenças nas cargas horárias, além de toda adaptação com novas instituições, turmas e professores.

Tenho muita facilidade de adaptação a mudanças e apesar das adversidades tirei de letra todas essas transferências. Só para deixar a historinha mais interessante, no fim de 2013 descobri que teria que voltar para BH no início de 2014, só que para morar no outro extremo da cidade e portanto, precisaria transferir meu curso novamente, só que para uma instituição de ensino diferente da que estudei nos anos de 2011 e 2012, por conta da logística do deslocamento.

Incrivelmente consegui concluir o curso em 4 anos (8 semestres), tendo passado por 4 instituições de ensino, 20 turmas diferentes e ainda fechar com chave de ouro, com nota 10,00 no TCC. 

Foram inúmeros os trabalhos em grupos com pessoas que mal conhecia e muito exercício da paciência, tendo que lidar com gente de todas as faixas etárias, culturas e temperamentos... Conheci diversas pessoas nesta trajetória, mas fiz pouquíssimas amizades, pois mal dava tempo de consolidar relações e sendo eternamente dessemestralizada, à cada semestre, tive aulas em turmas de cursos e semestres distintos. Durante todo o tempo peguei o máximo de disciplinas possível, para evitar atrasar o curso e essa trajetória acadêmica sinuosa, não foi nada planejada, mas ao fim, deu tudo certo e aqui estou eu: FINALMENTE FORMADA!


Esse blog teve início antes de toda essa revolução e é com muita alegria que compartilho e celebro mais um capítulo no livro online de minha vida. Agradeço a todos aqueles que vêm confiando em meu trabalho, me prestigiando como alunos e clientes: o feedback de vocês e os resultados que já alcançamos juntos são minhas maiores alavancas. VIVA!

4 comentários:

  1. Parabéns, amiga! Muito orgulhosa e feliz por vc! Merecedora! E acho que é a primeira faculdade foi para nos conhecermos, né?! Hahaha Amo muito! Saudades, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a minha passagem tão rápida pela Unifacs no primeiro semestre de 2011 foi somente para lhe conhecer... Grata por todo o apoio, amizade, cumplicidade e companheirismo nesta trajetória! Seus caminhos também estão bastante sinuosos, mas no fim, descobrirá a razão para isso tudo. Boa sorte, conte com o meu apoio e prossiga com fé e perseverança... VIVALAVANCA!!! Te amo!!! Mil beijos

      Excluir
    2. Parabéns, Camila! Sou uma leitora anônima que aprecia muito seu blog! Vencer uma faculdade já é difícil, imagine então, duas!!

      Excluir
  2. Milla, parabéns!!! Você merece tudo de bom!!!! Obrigada por me mostrar também um novo modo de me alimentar, antes tão desconhecido para mim... Parabéns!!!! Que Deus continue te iluminando hoje e sempre... Beijo Beijoooo... Renata!!!

    ResponderExcluir