Sei disso, pois, outro dia alguém me falou: "Quero ter um parto normal, mas não humanizado." Perguntei o que essa pessoa entendia por parto humanizado e ela disse: "Ah! Parto na água, em casa, sem anestesia...".
Gente, isso não existe. Como o próprio nome sugere, o parto humanizado é simplesmente uma conduta mais humana.
Como assim?
Comentei no post que falo sobre a preparação para o parto a respeito do triste fato de muitos médicos hoje estarem induzindo a cesariana, realizando "desnecesárias", desmoronando o sonho de muitas mulheres de terem um parto normal. Passam a gestação inteira "iludindo" a paciente de que farão um parto normal e na última hora inventam alguma historinha de que o bebê está em sofrimento e é preciso fazer uma cesárea. Qual a mãe que depois de esperar um filho por 9 meses irá querer deixá-lo em sofrimento? Claro que em alguns casos é verdade e o parto cesariano está aí para isso: salvar vidas. Entretanto, ou as mulheres brasileiras têm algum erro de fabricação ou somente esta atitute, nada humanizada, justifica um número superior a 80% de cesarianas na rede particular e superior à 50% no país, em geral. Resumindo: um médico humanizado irá fazer tudo que estiver ao seu alcance para realizar um parto natural, se esse for o desejo da mãe.
Outra prática considerada não humanizada é obrigar a mulher a deitar para parir, realizar episiotomia (corte na vagina)...
Tem muita mulher que QUER parir deitada, no hospital, com anestesia. Um médico "humanizado" irá fazer o que a mãe quiser! Ele está preocupado com o bem estar dessa parturiente.
Ao mesmo tempo, se o desejo da mãe for ter um parto de cócoras, esse médico humanizado estará disposto a sentar-se no chão para realizar o parto. O conforto e os desejos da sua paciente virão sempre em primeiro lugar...
Resumindo, toda mulher merece um médico que faça parto humanizado! Esse médico fará aquilo que a sua paciente quiser, sem imposições e claro, orientará para riscos, vantagens e desvantagens, mantendo uma postura ética e profissional.
Parabéns pelo post. Só uma observação: médicos não "fazem" partos. Quem faz partos são as mães. Os médicos apenas os assistem (dão assistência). Um parto humanizado, pelo que entendi, é aquele que obtêm, da parte do médico, mais assistência e menos intervenção. Mais respeito aos requisitos da mãe que, pura e simplesmente, imposição de protocolos que lhe garante mais produtividade, mais fins de semana livres, mais remuneração aos hospitais, e menos noites em claro.
ResponderExcluir