sexta-feira, 12 de junho de 2015

Amamentando - como evitar rachadura nas mamas

Esse post terá que ser dividido em alguns capítulos, pois há muito para se falar sobre amamentação.

Meu filho já está com quatro meses em amamentação exclusiva, então acho que posso dizer que já tenho alguma experiência no assunto.

A primeira dificuldade que sempre ouvi falar que a maioria das mulheres têm para amamentar é quando ocorrem rachaduras nos mamilos.

Existe a recomendação de se tomar sol durante a gravidez para fortalecer o tecido da auréola, mas eu, apesar de saber disso e de temer bastante as famosas lágrimas do início da amamentação, não tomei sol...

Nos primeiros sete meses simplesmente porque não estava em casa na hora que tinha sol. Como relatei em posts anteriores, saía de manhã e só voltava para casa à noite.

Nos últimos dois meses, cheguei em Salvador num ritmo frenético, com um checklist enorme de pendências e providências para resolver antes do parto e da mesma forma, raramente estava "de bobeira" no horário do sol em casa.

Minha irmã pariu dois meses antes de mim e estava num sofrimento sem fim para amamentar. Depois vou até pedir que compartilhe a sua história aqui no blog... Enfim, meu parto chegando perto e eu já tinha me conformado que ia sofrer um tempo para amamentar, como a maioria das mulheres, e que depois ficaria tudo bem.

Logo que meu filho nasceu, não esperei NADA e comecei a usar pomada de lanolina (usei a PURELAN da Medela). Colocava a pomada e uma gaze por cima, para não melar o soutien, após cada mamada. 

Além disso, como passei a ficar o dia todo em casa, desde praticamente o primeiro dia, tomei sol nas mamas. Se o bebê estivesse acordado na hora do sol fazia 2x1 - dava banho de sol nele e tomava sol... Se ele estivesse dormindo, tomava sol de qualquer jeito. Se estivesse com sono não importava: o sol em primeiro lugar... Minhas amigas e tias iam me visitar e eu lá em meu topless, nada abalava a minha rotina! Tomei pelo menos 30 minutos de sol nas mamas, todos os dias, no primeiro mês.

Querem saber o resultado?? NÃO TIVE NADA!!! À medida que o tempo ia passando nem conseguia acreditar que consegui passar ilesa por esse problema, que é um drama na vida da maioria das mães...

Vou encerrando o post com essa dica pras futuras mamães de plantão!  A lanolina é excelente, mas o sol foi quem fez a grande diferença. Quando sentia algum sinal de dor, era só tomar sol que passava instantaneamente. Na dúvida, recomendo a combinação das duas ações! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário