domingo, 27 de setembro de 2015

A saga das sonecas: Nada como um dia após o outro

Semana passada escrevi um post surtado aqui no blog sobre meu desespero com as "não" sonecas do meu filho...

A enfermeira que acompanhou meu parto disse que no parto sempre ocorre isso. Quando a mãe surta é quando o bebê nasce.

Acho que isso aconteceu de novo! Depois daquele post tive simplesmente A MELHOR SEMANA em termos de sonecas do meu filho, desde que ele nasceu! Nessa semana inteira ele tirou 3 sonecas no dia, sendo duas curtas (30 minutos) e uma mais demorada (entre 1 e 2 horas). Isso foi algo inédito nos últimos 7 meses e não sei por quanto tempo vai durar, mas só essa semana já deu pra dar uma respirada...

Dizem que essas coisas nem devem ser ditas para não "agorar" mas, quis compartilhar especialmente por causa das mensagens carinhosas e atenciosas que recebi em relação a este post. Muito grata pelas dicas!

O que fiz? Nada de muito diferente do que vinha fazendo, milagrosamente começou a funcionar. Acho que Deus viu que estava merecendo uma recompensa por todo meu esforço em querer ensinar meu filho que tirar sonecas não morde e que são fundamentais pra ele ter ainda mais energia para brincar! 

O que percebi essa semana foi a importância de manter uma rotina bem regular de horários. A cada soneca que ele tirava, alimentava-o assim que acordava. Desta forma, não tinha chance dele dormir em meu peito ou ficar manhoso na hora de comer: coisas que acontecem quando o bebê come ou mama com sono. Percebi que o prazo dele é de duas horas para voltar a ficar sonolento depois que acorda. Mas isso muda de bebê para bebê. Fui bem constante na forma de fazê-lo dormir, além de persistente! Nesta semana teve dia de eu passar 40 minutos fazendo-o dormir e ele dormir apenas 30 minutos. Cansativo e aparentemente improdutivo, porém essencial para ter um bebê alegre em casa! No meu caso acho que é disso que precisa: uma soneca longa e duas curtas, mas tudo isso muda tanto que nem dá para comemorar. Logo virão novidades que influenciarão em seu sono, comportamento, etc... A maternidade é uma eterna caixa de surpresas e testa sua resiliência e capacidade de adaptação o tempo inteiro. 

Em uma das respostas, a leitora Leila comentou uma coisa muito verdadeira. Desde que meu filho nasceu, como as sonecas sempre foram poucas e raras, cada vez que ocorrem corro para fazer um monte de coisas! Cozinho, lavo louça e falo com alguém por telefone (com o fone de ouvido) ao mesmo tempo! Meus minutos nunca renderam tanto!

Sim! Perde-se um tempo ingrato lavando louça e assim que morar em um lugar onde caiba uma máquina de lavar, terei uma! Mas nunca tive tão pouco tempo livre em casa e nunca tive uma cozinha tão constantemente limpa! Ou o meu ascendente em Virgem tomou conta de mim ou foi a maternidade. Não acumulo nenhum copo sujo na pia mais, virei a maluca da cozinha impecável, risos!

Reservar um tempo para mim?? Essa semana consegui escrever 3 textos pro blog e ainda criar uma receita nova de pão. Bom demais, hein?

Grata pelo carinho e atenção. A blogueira aos poucos esta ressuscitando...

Vou dormir! Boa noite! Beijo no padeiro!

Um comentário:

  1. Fico muito feliz que as coisas tenham entrado nos eixos! O segredo é sempre a organização.... Boa sorte aí! Bjos
    Leila

    ResponderExcluir