terça-feira, 10 de novembro de 2015

Quanto ganha um nutricionista?

Imagem retirada do site: www.exactus.com.br

Recebi essa pergunta aqui no blog e resolvi responder em forma de texto, pois vi que a resposta ficaria longa demais para ser uma "mera" resposta. Além disso, acho que pode esclarecer a dúvida de outros jovens no dilema da escolha de uma profissão.

Olá Camila, gostei muito do seu blog e desta postagem. Gostaria de saber quanto ganha um nutricionista nos dias atuais. Tenho 20 anos, solteiro, e quero saber se dá pra me bancar com salário de nutricionista. Fiz educação física, por uns 3 meses, mas não me identifiquei por não focar na parte biológica que é a que eu curto. Li este texto sobre nutrólogo x nutricionista, e realmente a medicina ainda caminha nessa parte, porque o foco mesmo são os remédios que como sempre dão lucros para a indústria da doença. Outra dúvida, esse curso só tem mulher né? Espero que não me estranhem de um 'cara' estar lá... Abraço ;)


Olá! Grata por sua visita! Bem-vindo ao blog!

A pergunta que me faz é tão variável... Onde mora? Em que área pretende atuar? Qual a demanda e oferta de nutricionistas onde vive? Quantas horas está disposto a trabalhar por dia? Tudo isso é muito mais irá influenciar diretamente em seus ganhos financeiros.

Entretanto, o que mais influenciará em qualquer profissão para o ganho de um bom salário é o fato de gostar ou não do que faz. Você é bem jovem ainda, então vou tomar a liberdade de lhe dar algumas  explicações sobre o mercado de trabalho, que espero que lhe ajudem em sua tomada de decisão.

1) Não existe trabalho perfeito, mesmo na profissão que amamos teremos dias que ficaremos bem desanimados. Seja por cansaço, seja por ter um paciente que não coopera, não consegue ver isso e fica tentando justificar o fracasso de sua dieta das maneiras mais exdrúxulas e em alguns casos até dando a entender que a culpa é sua, quando quem não fecha a boca é ele...

2) Em nenhuma profissão existe santo milagreiro. Seja na arquitetura (minha primeira formação), na nutrição ou em qualquer outra área, nenhum profissional sozinho faz milagre. O arquiteto vai precisar de bons parceiros na execução da sua obra... O nutricionista irá precisar ser bastante convincente e paciente para que seu cliente não desista no meio do caminho. Afinal, ele dá a régua e o compasso, mas sem a disciplina e perseverança de quem faz a dieta, não há como uma folha de papel com uma prescrição, por melhor que seja, fazer milagre. Os resultados não chegam da noite pro dia.

3) Da mesma forma, em termos financeiros, os resultados não vêm da noite pro dia. Não espere começar em nenhuma profissão com um mega salário. Salvo raríssimas exceções, isso não existe. Um bom salário, em qualquer área será sempre fruto de muito estudo, trabalho e dedicação. Pode se preparar para fazer muito trabalho NÃO remunerado e seja grato por eles, são esses trabalhos (famosos estágios e trabalhos voluntários) que lhe darão cabedal e segurança para cobrar honorários pelos serviços prestados no futuro.

4) O aumento do salário é um processo gradual: ninguém começa uma carreira hoje ganhando o mesmo que outra pessoa que se dedica há 10, 20, 30 anos ganha. Isso se chama meritocracia e é um conceito presente em todas as áreas no mercado de trabalho. Você estaria disposto a pagar o mesmo valor numa consulta a um profissional recém formado ou a outro com vasta bagagem e experiência devido à anos de trabalho?

5) Não espere a faculdade perfeita. Ela também não existe. A faculdade só é uma ferramenta para você se orientar. Se você não correr atrás de estudar, se informar, buscar estágios para adquirir experiência e ralar pesado, vai concluir o curso, obter um diploma e não saberá prescrever um prato de arroz com feijão nas proporções adequadas. Em meus 10 anos de vida universitária o que mais vi foram alunos se enganando, pescando (ou como se diz em outras partes do país, colando) em provas, fingindo que faziam trabalhos sendo meros integrantes moscas de equipes. Coitados! Perderam boas oportunidades de aprendizagem e certamente receberão a lição da vida quando chegarem ao mercado de trabalho e ficarem a ver navios... O desemprego é uma realidade em todas as áreas.

A nutrição anda em alta, mas como tudo nessa vida cíclica, daqui a quatro anos, quando se formar, pode já ter saído da moda ou o mercado poderá já está saturado de nutricionistas? Como advinhar? Pouco importa, se você é um bom profissional, sempre haverá espaço para você no mercado. Criatividade também é essencial, viu? Especialmente em momentos de crise! É preciso estar inovando sempre!

Lembre-se: o mundo gira em forma espiral, ou seja, vamos sempre para frente e nunca retornamos ao mesmo ponto. Uma oportunidade de aprendizado hoje não se repetirá amanhã. Aquilo que planta hoje será aquilo que irá colher amanhã. 

A prImcipal coisa que precisa ter em mente é que é necessário que se tenha tesão por aquilo que estuda e faz, que isso lhe dê motivação para buscar ser cada vez mais bem informado e um profissional completo. Ninguém aguentar trabalhar 8, 10, 12 ou até mais horas por dia, todos os dias, anos a fio com algo que não lhe motive constantemente.

Espero ter ajudado e boa sorte na escolha!

P.S.: Sobre o maior número de mulheres no curso, é um fato. Entretanto ele não exerce qualquer tipo de repercussão no seu futuro resultado profissional. Quando alguém trabalha com qualidade esse trabalho acaba sendo reconhecido impendente de sexo, cor ou etnia. Tenho um grande exemplo  casa: minha irmã foi a quinta mulher a se formar em Engenharia Mecânica no curso da Universidade Federal da Bahia, estudou e trabalha cercada por homens e exerce um cargo que muito homem almejaria exercer...

2 comentários:

  1. Olá Camila, gostei muito do post, esclareceu-me bastante, mas ainda estou com dúvidas, tentei achar um email seu, mas não achei. Estou deixando meu email caso tenha um tempo pra conversarmos: lucas.shigoto@bol.com.br
    Grato ! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, menus contatos estão na aba "contatos/contacts" - meu e-mail: camila@beijonopadeiro.com

      Excluir