quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Fralda de pano X Fralda Descartável




Fui uma criança super alérgica e em minha lista de alergias estavam incluídas fraldas descartáveis.

Sabendo disso, já na gravidez resolvi pesquisar sobre as fraldas de pano modernas e fiquei bem seduzida com a ideia.

Nunca gostei de usar absorvente e tenho muita sensibilidade na pele. Sempre associei fralda descartável a algo super químico em contato direto com a pele do bebê. Com isso, a ideia de usar fralda de pano me parecia bem menos agressiva à pele sensível do bebê. Aliado a isso, há também toda a questão ecológica...

Comprei um belo kit de fraldas de pano modernas e logo que passou a fase do mecônio, uns 15 dias após o nascimento (o mecônio mancha as fraldas de pano e é muito difícil de remover) comecei a usá-las em Gui.

Usei fraldas de pano até ele completar 6 meses, mas nessa fase mudamos de BH para o Mato Grosso e tendo que morar 3 semanas em hotel, me rendi à praticidade das fraldas descartáveis.

Depois que já estava instalada, só de olhar para aquelas fraldas de pano derretia de calor, uma vez que nessa terra faz 40 graus em pleno inverno. 

Graças a Deus Gui estava totalmente curado da dermatite de fralda nessa fase e diferente da mãe, não tem alergia à fralda descartável. Acredito também que elas devem ter evoluído muito nos últimos 30 anos...

Sobre a dermatite vou escrever um post inteirinho depois...

Enfim, resumo da história das fraldas... Não descarto o mérito das fraldas de pano. As modernas são realmente práticas e lindas. Para mim, o uso delas não foi muito complicado nos primeiros meses, pois nessa fase o bebê suja tanta coisa que rodava uma máquina por dia. O cocô do bebê enquanto mama só no peito é sempre igual, praticamente inodoro e sai bem fácil da fralda, então, quando tinha fralda de cocô esfregava na mão e depois botava tudo na maquina.

Hoje em dia só rodo uma máquina de roupa de bebê por semana e com tantos aumentos na conta de energia o gasto de rodar uma máquina por dia, versus uma máquina por semana consiste em valor considerável ao optar por fraldas de pano. Além disso, o bebê quando fica maior passa a sujar menos fraldas. Na fase das fraldas de pano usava uma média de 10 fraldas por dia, atualmente esse número caiu pela metade... 

Dos males, o menor! A praticidade das fraldas descartáveis é incontestável e em termos ecológicos não podemos deixar de levar em consideração o gasto de água e energia (para lavar e passar) com fraldas de pano.

Enfim, gosto de pensar nos dois lados da moeda e se voltar a morar em um lugar frio, como era BH, não descarto a ideia de voltar a usar fraldas de pano. Continuo achando uma excelente opção! 

Acima fotos das fraldas de pano que comprei para terem uma ideia de como funciona. Não testei outras marcas mas fiquei super satisfeita com as da Morada da Floresta: fáceis de usar, práticas, bonitas, grande capacidade absorvente e muito difíceis de vazar. 

Desvantagem: além de ter que lavar para mim a pior desvantagem é em relação às roupas. Meu filho precisava usar roupas tamanho G quando sua numeração ainda era P, pois nada abotoava devido ao volume das fraldas. A vantagem foi que quando passei para fraldas descartáveis, que são consideravelmente menos volumosas, "ganhei" um monte de roupa que tinha deixado de usar...







Nenhum comentário:

Postar um comentário