quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pobre fazendo pobrice!

Como ler aquele texto da louca que diz que amamentar é coisa de pobre fazendo pobrice e não comentar nada por aqui? Abaixo a imagem que está circulando nas redes sociais para quem não está a par do assunto.



Desde que me tornei mãe já dediquei vários posts aqui no blog a este tema: AMAMENTAÇÃO. Convivendo com muitas mães tenho visto o quão não é algo tão simples como parece: botar o peito de fora e alimentar seu bebê. Algumas mães têm muito leite e sofrem por isso, com mastites severas. Outras querem muito amamentar e têm pouco leite. Tem as que fazem relactação, passam hoooooooras com seus bebês no colo para estimular a produção de leite, usam sondas na mama, no dedo mindinho... A grande maioria sofre com algum tipo de fissura na mama e nas primeiras semanas choram para conseguir amamentar. Têm mães que têm leite suficiente, mas o bico da mama é invertido e o bebê não consegue abocanhar direito... Existem casos de cândida albicans na mama em que mães sofrem por meses com suas mamas feridas, sentem dor ao amamentar e mesmo assim não desistem. Algumas têm muito leite de dia e pouco leite à noite e precisam ordenhar diariamente... Enfim, são tantas histórias... 

Uma coisa é fato, amamentar está longe de ser uma tarefa simples e muitas mulheres, independente de suas classes sociais, passam pelo que descrevi acima, por acreditarem que o leite materno é o melhor alimento para o seu filho. Graças a Deus a tecnologia existe e as fórmulas infantis estão cada vez mais completas para garantir uma nutrição adequada aos bebês, pois, infelizmente, apesar de muitos esforços, diversas mães não conseguem amamentar e são salvas por essas fórmulas.

Algumas mães, por opção, não querem amamentar. Ou porque não gostam, ou por qualquer outro motivo. Respeito. Não acho que o tipo do parto, o fato de amamentar ou não faça ninguém melhor mãe ou pior... Só acho uma falta de respeito desdenhar de um ato que envolve tanto amor e sacrifício como essa mulher fez. Sem falar na ignorância, pois não existe dúvida em relação à qualidade do leite materno em termos nutricionais. Graças a Deus os filhos dela são saudáveis sem terem mamado, mas daí a dizer esse tanto de barbaridade é tão ridículo que chega a ser quase inacreditável.

Em relação à pobrice de amamentar em público, acho que as pessoas precisam se livrar deste tabu. Primeiro, ninguém fica "encarando" o peito de uma mulher quando ela está amamentando. É ridículo ela ter que se privar de um ambiente social para amamentar. Vai fazer o que se está em um restaurante e dá a hora do bebê mamar? Se trancar no banheiro para amamentar? Claro que não! Paninhos para cobrir o peito? Funcionam enquanto o bebê é bem pequeno, mas quando crescem fica praticamente impossível. Nesse ponto, vai de cada mulher. Tem umas que são mais discretas, ficam de bandinha, sentam em cadeiras no canto da mesa, usam roupas que disfarçam bem... Outras não estão nem aí, botam o peitão de fora mesmo... E aí? Qual é o problema? Quem está mostrando o peito? Se a única pessoa que poderia ficar incomodada com esta situação que é o marido da mulher não estiver se incomodando, é você que vai se incomodar? Ah! Fala sério! Vemos peitos na TV, nas capas de revistas, nas praias, no carnaval e é o peito de uma mãe amamentando seu filho que gera incômodo, constrangimento? Ora, era só o que me faltava!

Meu filho já deixou a fase da amamentação exclusiva e morro de saudades dos tempos que ia pra qualquer lugar sem precisar me preocupar em levar papinhas na bolsa. Deu fome? Peito! Existe coisa mais prática nesse mundo? Sem falar em todo o resto que envolve a amamentação: o conforto do bebê, o contato com a mãe... Meu filho mesmo, resiste ao sono até não poder mais com uma exceção: quando está no peito. Aí ele se entrega e dorme por horas se deixar. O problema é que quando ele dorme é justamente a hora que tenho para fazer alguma coisa, então não faz sentido que ele durma no meu peito e eu fiquei ali parada, vendo o tempo passar, cheia de coisas para fazer, sem poder fazer nada... Mas nos dias que ele está enjoadinho por algum motivo, deixo sim, nada traz mais acalento e sinceramente não sei como é ser mãe sem amamentar. Claro que existem outras maneiras de acalentar um bebê, mas o peito parece uma fórmula do silêncio, o bebê pode estar aos berros, mama e acalma. Só posso imaginar que para eles deva ser a oitava maravilha do mundo, não é mesmo?

Então, vou ficando por aqui, saudando a todas as mães pobres! Que continuem fazendo muita pobrice por aí...!! VIVA!

A pobre mãe blogueira fazendo pobrice!

Agora a minha pobre favorita fazendo pobrice em graaaaande estilo!

6 comentários:

  1. Amei, amei!!!! Pobre é essa coitada, pobre tanto de espírito quanto de inteligência e de simancol.... o.O
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei!!!! Pobre é essa coitada, pobre tanto de espírito quanto de inteligência e de simancol.... o.O
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Quanta ignorância! Eu sinto pena dos filhos dessa mulher! Enfim, orgulho de ser pobre e de poder ter dado de mamar pra Mel ate um ano de idade. Morro de saudade!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu penso que já ouvi todo tipo de imbecilidades vem esta idiota falar mal da amamentação. Graças a Deus minha mulher amamentou muito tempo eles que cresceram saudáveis. Excelente comentário minha sobrinha

    ResponderExcluir
  5. Sou muuiito pobre amiga!!Minha filha tem um ano e oito meses e ainda mama bastante...E em qualquer lugar!!Não troco essa pobreza por nadaaaa...rs

    ResponderExcluir
  6. Pobre de espírito, coitadinha........

    ResponderExcluir