quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Como você lida com mudanças? Sabe se adaptar? Ser uma metamorfose ambulante?


Quantas coisas diferentes você já foi na vida? Aposto que diversas!

Tem gente que teme o passar dos anos, quer esconder rugas, cabelos brancos... Eu ainda não cheguei nessa fase, mas aos quase 32, já acúmulo um bocado de experiências diferentes e adoro recordar o passado e sentir que envelhecer é isso: acumular histórias para lembrar e contar!

Já fui aluna, professora, arquiteta, nutricionista, viajante, empregada, patroa, cliente, vendedora, filha e agora sou mãe! Na verdade, a gente não deixa de ser uma coisa para se tornar outra, simplesmente vive diferentes facetas com maior ou menor intensidade em momentos distintos de nossa vida.

Quando fiz minha especialização em psicologia Junguiana me familiarizei com diversos termos e um em especial descreve bem esse fenômeno mutacional do ser humano. Todos nós temos diversas personas, ou seja, personagens. Como no teatro: vestimos a máscara adequada que cada momento exige.

Na hora de sermos profissionais no mercado de trabalho adotamos certa postura, fala, vestimenta... A coisa muda completamente num momento de descontração entre amigas, numa ida a um enterro ou a uma igreja, na casa da avó, quando sentamos numa sala de aula como alunas ou como assumimos a postura de ensinar... Quando somos esposas somos completamente diferentes de quando somos filhas ou mães...

Acho mágica essa capacidade de transmutação de uma pessoa em diversas personas.

Existem pessoas, entretanto, que "se casam" com determinadas personas e têm dificuldade em transitar por esses papéis que a vida exige. Não conseguem esquecer a seriedade profissional ao brincar com uma criança ou simplesmente se adaptar à uma nova realidade que o momento possa exigir. Tem gente que diz que se parar de trabalhar morre (e muita gente morre mesmo, ou se torna completamente deprimida ao se aposentar, por não saber fazer outra coisa da vida).

Pensando nisso agradeço à Deus por minha facilidade em incorporar novas personas. Há 6 anos a minha rotina era tocando obras, lidando com peões, projetos, dirigindo de um lado pra outro da cidade, visitando canteiros, lojas, fornecedores... Depois mudei de cidade, virei estudante, passei a ficar grande parte do meu dia dedicada à casa (não tinha empregada e fazia marmita de comida natural de encomenda), aos estudos e ao marido. Cozinhava diariamente, ia à feira, escrevia diariamente pro blog, não tinha carro e caminhava muito. Troquei o salto alto dos coquetéis de arquitetura pelo tênis, mochila, livros e fogão. Mudei de cidade, fiquei longe de minha família e amigos, deixei a vida extremamente "rueira" de lado e passei a ser super caseira...

Enfim, só pra exemplificar a passagem e mudança que ocorreu, literalmente da noite pro dia, em minha vida entre 2011 e 2012.. Depois disso passei por outras mudanças drásticas. Em 2013 passei um ano longe do meu marido (só nos víamos em dois finais de semana ao mês), voltei a morar na casa dos meus pais, transferi minha faculdade para uma instituição que me obrigava dirigir 2 horas (uma para ir e outra para voltar) diariamente... Tinha estagio, passava o dia fora de casa, já não tinha sequer minha própria casa, almoçava fora todos os dias... E assim se seguiu em 2014, desta vez, de volta à Minas Gerais, morando afastada do centro de BH, em Nova Lima e dependendo de carro para absolutamente tudo. Pela distância, saindo de casa 7:00 da manhã e retornando depois das 22:00... Troquei a obra por um ambiente hospitalar, parei de conviver com materiais de construção e operários e passei a estar com médicos, enfermeiros, nutricionistas, enfermos e suas enfermidades...

Posso dizer que foram mudanças significativas em um intervalo de tempo tão curto e não pararam por aí...

Em meio à tantas mudanças consegui sempre organizar uma rotina e me sentir bem e confortável vivendo cada um desses contextos. Saudades? De nada e de tudo. De nada, pois estou muito bem em meu momento presente, em uma realidade diferente de todas que exemplifiquei acima. De tudo, pois nessa trajetória tive a sorte de encontrar pessoas legais, viver momentos leves, que me fizeram crescer e ver o mundo sempre de novos ângulos. Gratidão por ter saúde e poder viver tantas personas com plenitude!

E você, como encara mudanças em sua vida? Consegue transitar com leveza entre suas diversas personas? Está pronta pra um recomeço caso sua vida precise virar de pernas pro ar da noite pro dia? 

Pense nisso, a vida é imprevisível demais para nos prendermos a padrões. Não precisa planejar nada, apenas procurar viver a sua realidade presente de forma intensa. O futuro é apenas a transformação do hoje, chega sem sofrimento e sem esforço para quem ao invés de pensar nele vive cada dia de forma plena. 

2 comentários:

  1. Cami, Sempre achei você uma pessoa que incorpora as várias personas que o mundo te oferece e isto só me faz admira-la cada vez mais (Corujices à parte), esqueceu de mencionar o tempo em outro pais, se aprimorando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila! Ai, ai.....ainda não tenho essa "flexibilidade" toda pra mudança! Mas eu chego lá!
    Adorei seu texto, me fez refletir bastante! Muito obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir