domingo, 21 de fevereiro de 2016

Educação nutricional: como fazer um bebê se comportar à mesa para comer com tranquilidade


Ser responsável pela educação nutricional de um bebê, desde a primeira papinha é simplesmente fantástico! 

Para falar a verdade, acredito que a educação nutricional começa desde a gestação. Já li estudos que dizem que a assimilação do paladar está relacionado com os hábitos da mãe, sem contar em toda experiência visual que o bebê tem, antes de começar a comer, observando as pessoas que lhe cercam.

Durante minha gestação uma das minhas prioridades foi não comer doces. Acho que durante toda a gestação comi apenas duas colheradas de sorvete em dias muito quentes (roubei do meu marido que ama sorvete).

Desde que meu filho é bem pequeno, antes de ter um mês de vida, criei o hábito de trazê-lo à mesa, no carrinho, na hora das refeições. No começo às vezes ele chorava, eu comia um pouco mais rápido, mas mantinha a rotina de trazê-lo à mesa diariamente.

Em pouco tempo ele incorporou o hábito e passou a se comportar super bem enquanto a família comia: sem atrativos como TV ou brinquedos, apenas observando o movimento à mesa. A única coisa que fazia, no início, era colocar uma música suave, na maioria das vezes Enya, para ajudar a entretê-lo e mantentê-lo calmo.

Acredito que essa atitude tenha trazido ótimos benefícios em minha rotina e também quando chegou o momento de sua introdução alimentar. Eu nunca precisei esperá-lo dormir para comer e nunca precisei que alguém ficasse com ele para eu comer ou revezar a hora da refeição com quem quer que fosse. Quando chegava a hora das refeições eu simplesmente trazia-o à mesa e fazia com que participasse do ritual alimentar. 

Sempre que estava com pessoas fora do núcleo familiar elas diziam: "Deixe que eu fico com o bebê enquanto você come". Quando respondia que não precisava e elas constatavam que ele ficava comportado mesmo isso causava bastante espanto (ainda causa).

O que as pessoas precisam entender é que isso não nenhuma mágica. Não foi de um dia pro outro que decidi levá-lo a um restaurante e ele se comportou. Este foi um hábito semeado desde logo que nasceu e que colho os frutos até hoje. Sempre prezei muito os momentos de minhas refeições e não tem preço comer com tranquilidade: seja em casa ou na rua.

É isso aí! Fica a dica!! Nunca é tarde para começar, mas claro que quanto antes melhor. Meu filho já tem um ano e nunca me deu trabalho à mesa: seja para comer ou me acompanhando às refeições. Nunca tive babá ou quem ficasse com ele, então precisa estar comigo o tempo todo... Precisou aprender desde cedo que nem toda hora posso lhe dar atenção exclusiva e ficar brincando com ele e que precisa se comportar... Como a refeição é uma rotina que se repete diariamente na vida de todo mundo, é uma excelente maneira de ensinar essa distinção entre o momento da brincadeira e o momento de ficar comportado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário