domingo, 13 de março de 2016

Mingau de cereais integrais


Um dos meus desjejuns favoritos é mingau! Mas a minha definição de mingau é diferente da maioria das pessoas... Mingau para mim é algo levemente salgado, que não contém leite e nem açúcar e muitas vezes é feito de cereais integrais e não de farinha.

Hoje fiz um mingau deli é super nutritivo para mim e para o meu filho. No dele não coloquei sal e no meu, acrescentei um pouco de amasake (creme de arroz integral fermentado com sabor adocicado) para dar um toque. Outro dia falo mais sobre o amasake, está bom?

Vou compartilhar a receita do mingau que fiz hoje que é pratico, fácil e rápido de fazer.

Ingredientes:
1/3 xícara de painço descascado 
1/3 xícara de trigo sarraceno
1/3 xícara de aveia em flocos finos
4 xícaras de água filtrada
Uma pitada de sal (para bebês maiores, crianças ou adultos).

Obs.: Um ingrediente que pode substituir algum desses (caso não tenha) é a quinoa em grãos. Cozinha rápido e fica ótima em mingaus de cereais.

Preparo:
Dissolve os grãos na água e leva ao fogo alto até obter fervura. Depois reduz o fogo para o mínimo (entre o alto e o desligado) e deixa cozinhar com a panela tampada. Leva cerca de meia hora para ficar pronto e não precisa ficar mexendo.

No lugar da água, pode ser feito com algum leite vegetal (amêndoas, coco). Pode comer simples ou misturar com frutas secas e oleaginosas. 

No dia-a-dia como ele da forma como passei a receita (bem simples). Às vezes coloco umas gotinhas de shoyu ou um pouco de canela. Hoje foi dia de ostentar com meu último frasco de amasake (infelizmente não existe aqui no Brasil, esse eu trouxe de fora).



É isso aí. O sabor é suave, mas é uma comida leve e que ao mesmo tempo sacia bastante. Acho perfeita para o desjejum: para todas as idades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário