quinta-feira, 14 de abril de 2016

Sopa de ervilha e provolone


Depois de postar um texto alertando sobre os riscos do consumo de laticínios ( 
http://www.beijonopadeiro.com/2016/04/alimentacao-amamentacao-e-cancer-de-mama.html?m=1 ) venho aqui compartilhar uma receita contendo queijo.

Não, eu não sou vegana. Sim, eu como laticínios. Não, não fazem parte de minha rotina. Sim, só os como esporadicamente. Não, não como manteiga, pois detesto. Não, não como qualquer queijo, aliás, poucos agradam o meu paladar. Não, não como iogurte, simplesmente porque não gosto. Sim, vez ou outra me permito comer queijo, pizza, lasanha... Não, não posso negar, eu adoro, porém não abuso!

Há 3 meses comprei um pedaço de provolone e estava lá decorando meu congelador até ontem. Espero que gostem desta receita, foi super aprovada por aqui. Rendimento: 4 porções.

Ingredientes: 
500g de ervilha partida seca
1 cebola
4 dentes de alho 
Sal marinho
200g de provolone defumado e cubos de aproximadamente 1,00x1,00cm

Preparo:
Catar e lavar a ervilha. Colocar para cozinhar com o dobro de água, a cebola e o alho (não precisa picar muito, pois vai ser batido no liquidificador). Colocar apenas uma pitada pequena de sal, pois o provolone já é um queijo bastante Salgado. 

Quando a ervilha estiver macia, desligar e bater no liquidificador. Deverá ficar um caldo grosso... Devolver à panela e acrescentar o provolone, misturando para que possa derreter levemente com a quentura da sopa. 

Dica vegan: Se você não come queijo e quer testar esta receita, uma boa opção é substituir o provolone por tofu defumado. Entretanto, deverá cozinhar por mais tempo para que o sabor se incorpore melhor. Vale lembrar que o tofu defumado é uma delícia, porém não derrete, logo, a consistência desta sopa será um pouco diferente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário