quarta-feira, 20 de abril de 2016

Bela, racatada e do lar... Para que tanto alvoroço?


De repente minha página no face virou um festival de imagens femininas com o "hashtag" #belarecatadaedolar. Fiquei curiosa e descobri que se trata de uma "revolta" feminina ao título de um texto sobre a esposa do Vice Presidente da República, Michel Temer. 


Sinceramente, não vejo razão para tanto alvoroço. O texto mais se parece uma reportagem de Revista Caras do que da Revista Veja, com umtipo de conteúdo fútil, que pouco me interessa. Tanto que não leio e nunca li Revista Caras e não sei pra que banda vai a vida de famosos.

O que quero entender é o motivo de tanta repercussão e ofensa. Sempre vi descreverem princesa Kate (esposa do Príncipe William da Inglaterra) com atributos semelhantes, assim como a sua antecessora, a princesa Diana e nunca vi ninguém repudiar estas figuras femininas. Não saberia dar outros exemplos, pois como disse, não ando lendo esse tipo de conteúdo, mas nas Caras e Contigo da vida existem mulheres aos montes, seguindo o mesmo perfil da esposa do Temer e que são idolatradas e aplaudidas por muita gente. Qual o motivo da ofensa agora? 

Lembrando que nunca votei no PT, nunca escolhi nem a Dilma como minha representante e menos ainda o Michel Temer como vice-presidente. São pessoas públicas que não me representaram. Nem por isso vou me sentir ofendida enquanto mulher porque uma revista resolveu descrever a vice primeira dama como sendo Bela, Recatada e do Lar. Bom pra ela, pro marido dela... O que é que eu tenho a ver com isso? Por que hei de me sentir incomodada e ofendida? 

Sinceramente, é muito alvoroço e muito Ibope pra um conteúdo tão banal. O mundo tem espaço para todo tipo de mulher: belas, revoltadas, do lar, empreendedoras, recatadas, exuberantes, bregas, escandalosas... E tem quem se interesse por elas, cada uma a seu modo. Uma mulher que sabe seu valor não deve se incomodar com o valor dado a outra mulher, apenas entender que são pessoas únicas, diferentes e incomparáveis. 

4 comentários:

  1. o problema e' o contexto, nao as ideias de ser bela ou recatada ou do lar. Espero que entenda que a frase soa misogena, machista,e "old fashioned".

    ResponderExcluir
  2. A ideia é que se rebaixa a figura feminina as atividades do lar, "valorizando" estes atributos que não são qualidades de ninguém, muito menos de gêneros específicos. Há pouco tempo mulheres sequer podiam votar, estas pessoas viveram próximo deste período, estão acostumadas a ter na mulher este tipo de comportamento. Se alguém pesquisar como eram as propagandas de tv antigamente, verá como foram criadas nossos bisavôs, avós, mães e pais. Cultura extremamente machista.

    ResponderExcluir
  3. Acho uma palhaçada o estardalhaço, saímos das prisão machista pra ir pra prisão do esteriótipo. A mulher pode optar pelo que ela deseja ser, e ser dona de casa não desmerece ninguém. O pior sim é ser a mulher que trabalha, estuda, é esposa e mãe com o mundo desabando na sua cabeça e sem ter tempo pra ela mesma. Acho super a mulher que não tem vergonha de assumir que é do lar em uma realidade que prega que temos que ser a "super mulher".

    ResponderExcluir
  4. ... simsim , coisa melhor do mundo ser rectada(o) e do lar, coisa que não impede nunguem se ser ativo eficiente e digno... agora ser bela (o), rararara; ser bela(o) são outros quinhentos...

    ResponderExcluir