sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dicas de alimentação para bebês



Ontem postei essa foto de meu filho e prometi um post, mas a correria foi tão grande que só consegui parar para escrever hoje.


Algumas pessoas comentaram o tamanho do prato e preciso fazer uma observação: ele não comeu tudo aquilo (em outro post escreverei sobre como saber a quantidade de alimento que deve ser oferecido ao bebê).

Umas três vezes no passado tentei dar beterraba e ele teve alergia e/ou rejeitou. Aí ontem resolvi fazer mais um teste, visto que a última vez que tentei foi em janeiro. 

Graças a Deus não teve nenhuma reação alérgica, mas também não comeu mais que 10 cubinhos. Não fiquei insistindo e essa é a primeira dica que vou dar aqui.

Quando meu filho não gosta de algum alimento, não insisto. Espero um pouco, tento novamente ou mesclo com outro ingrediente num suco ou numa receita... A ideia é não traumatiza-lo. O paladar dele é apurado, por exemplo, mamão ele sempre recusa, mesmo que esteja misturado a várias outras frutas num suco, por exemplo. E beterraba é a mesma coisa!

Outra dica que funcionou muito comigo. Viram que tem três colheres na foto? Ele ainda não decidiu se é destro ou canhoto quando come, então deixo que explore com as duas mãos! Enquanto isso eu vou dando a comida com a terceira colher, pq se for no ritmo dele somente, ele enjoa da brincadeira antes de ter comido o suficiente.

Falando assim parece até que tenho pressa que ele coma e o que acontece é o oposto disso! Tenho uma paciência enorme. O almoço não demora menos que 30 minutos, deixo ele comer algumas colheradas sozinho e vou intercalando oferecendo. Como ele abre o bocão para a minha colher, acho que ele gosta dessa forma: sozinho e com a minha ajuda.

Gostou do texto? Volto amanhã com dicas de como manter seu filho concentrado na hora da refeição, transformando numa atividade que lhe desperte interesse e motivação! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário