sábado, 18 de julho de 2009

Expressão Escrita X Expressão Gráfica

Nunca falei muito sobre mim aqui... Quem não me conhece pode imaginar qual é a minha profissão e deve ser difícil de decifrar. Algo ligado à musica talvez... Não, música é mais que um hobby em minha vida, é uma grande paixão.
Considero-me uma pessoa sensível e fortemente ligada às artes, sendo assim acabei seguindo o rumo da arquitetura, que é uma mescla perfeita do racional e lúdico. A faculdade de arquitetura foi um choque em minha vida, deixe-me explicar...
Quando crianças, antes da alfabetização, somos estimulados a desenhar e a expressão gráfica e artística é a habitual. Após a alfabetização, vamos emburrecendo graficamente e é muito comum observar traços extremamente infantis em desenhos de adultos cujas profissões não estão nem um pouco relacionadas à arte, como médicos e advogados por exemplo.
Tive a sorte de estudar em uma escola que estimulava muito as artes, mesmo após a alfabetização, mas o foco principal nunca deixou de ser a leitura e a escrita. Na época do vestibular escolhi fazer arquitetura na ilusão de que seria algo mais artístico, mas na época não tinha NENHUM contato com a profissão e ao ingressar na faculdade descobri um novo mundo.
Sempre gostei de desenhar, pintar, da liberdade artística e nunca tinha usado uma escala, um compasso ou um par de esquadros em minha vida. Logo de cara, aquele rigor técnico se pareceu algo dificílimo e de artístico não havia nada...
Minha segunda dificuldade era que a partir daquele momento, tive que desprezar as palavras. Não podia escrever nem falar um projeto, tinha que me expressar graficamente, ou seja, o desenho teria que suprir as palavras. Como uma pessoa muito comunicativa, me adaptar a esta nova linguagem foi muito difícil. Mas, como gosto de desafios resolvi encarar, superar minhas dificuldades e desenvolver mais uma habilidade.
Hoje sou uma arquiteta convicta, mas há um lado em mim frustrado. Da mesma forma que “dei uma pausa” na expressão gráfica a partir do momento que me alfabetizei, só voltando a desenvolvê-la na universidade, hoje me vejo no processo inverso. Tive que abandonar e desprezar a escrita nos últimos sete anos. Há um acúmulo de palavras que transbordam de mim agora... Preciso colocar para fora, voltar a usar as palavras, melhorar o meu português (a última vez que foquei nisso foi quando me preparei para o vestibular). Desde então, não desenvolvi minha escrita e tenho agora a missão de recuperar o tempo perdido, me desatrofiar dos últimos sete anos, quando basicamente desenhei...
Acho fantástico hoje poder me expressar graficamente, estar retomando a expressão escrita (paixão antiga que ficou guardada nos tempos de escola) e através da música (por enquanto as dos outros, com projetos futuros de voltar a tocar um instrumento, quem sabe compor...). Enfim, este blog é o recomeço de uma nova/velha fase, agora de forma livre e espontânea, pois meu último contato com a escrita ocorreu em um processo inverso do meu histórico com expressões gráficas e artísticas, a última vez que me concentrei em escrever foi com todo o rigor de uma redação para o vestibular. Agora não quero saber de introdução, desenvolvimento, parágrafos, conclusão e rigores, só quero mesmo me expressar livremente.
Vídeo: Expresão Gráfica + Expressão Escrita + Expressão Musical = http://www.youtube.com/watch?v=lo8iOTK693w

4 comentários:

  1. Não poderia deixar de fazer um comentário sobre um texto tão bem escrito, mesmo após 7 anos sem exercitar a escrita e, neste meio tempo, com uma convivência com a lingua espanhola.
    Tenho muito orgulho de ler um texto tão bem feito e também saber que os projetos desta arquiteta são de uma harmonia e beleza indescritíveis. Vou assinar como nos velhos tempos, suprimindo apenas uma parte e deixando beijos saudosos para a blogueira linda.
    The Owl

    ResponderExcluir
  2. Não entendi o porquê da omissão de parte do pseudônimo, mas respeito... risos!!

    Como ficou sabendo do meu blog?? Estou precisando divulgá-lo...

    Obrigada pelo incentivo... Muitas saudades!!

    Beijos,
    Pilha

    ResponderExcluir
  3. Primeiro: Yes, consegui !

    Segundo: Orgulho, das palavras e naturalidade de uma vizinha que demorei tanto a conhecer mas que a cada dia se faz mais presente !!

    Um beijo

    P.s.: Vou comentar todos, calma que comecei agora!

    ResponderExcluir
  4. Apenas para mandar um beijo e retirar a omissão do pseudônimo.

    Beijos saudosissimos

    Uncle Owl

    ResponderExcluir