sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Conceito de Juventude


Esta semana recebi um telefonema de um amigo aproximadamente dez anos mais velho que eu me questionando quando foi que tinha ficado mais velha que ele após ter lido minhas últimas postagens no blog, acrescido ao meu hobby de jogar Bridge.



Piadinhas a parte, parei para pensar no conceito de juventude estereotipado da sociedade.



Ser jovem significa freqüentar festas? Significa manter-se estagnado num conceito de diversão pertinente à adolescência em fase adulta?



Há quem queira se manter jovem incorporando o arquétipo do Puer ou síndrome do Peter Pan. Pobres almas, o tempo é ingrato e logo mostrará seus sinais através de rugas, cabelos brancos, carecas, perda da elasticidade e brilho na pele e inúmeros outros. Há quem aceite essas mudanças como um processo natural e viva em paz com sua ampola – afinal ela foi emborcada no dia que nascemos e não desemborca por nenhuma fração de segundo até o dia de nossa morte.



Ser jovem para mim é a capacidade de renovar e inovar, aprender coisas novas e transformar-se, pois a sensação de aprendiz me remete ao processo mais inicial de uma criança. Certamente quando troco uma festa igual a tantas outras que já fui durante a adolescência por um bom papo, um livro ou mesmo trabalhando estou somando, agregando, colocando a mente para funcionar, atualizando a mais importante de todas as juventudes: a psicológica.



Você se sente jovem? Por quê? Porque ocupa seu precioso tempo se informando sobre as novas tendências da moda para manter um visual “fashion”? Porque é capaz de andar frequentemente com pessoas muito mais novas que você sem sentir que existe uma defasagem enorme entre você e elas? Porque mantém seu corpo “em cima” nem que para isso tenha que se bombardear de suplementos e inibidores de apetite? Porque freqüenta as mesmas festas que seu filho e se diverte no mesmo nível que ele? Porque toma todas e não tem ressaca? Porque você é quarentão e “pega” uma mulher de 18? São tantos padrões de juventude estabelecidos que fico até com pena de pensar no futuro de quem se esconde através deles...


Em 1967 parecia tão distante e agora Paul McCartney já tem 67 anos, o tempo passou para ele, passa para todos nós. The Beatles - When I´m, 64: http://www.youtube.com/watch?v=hH7v6wordKs

Nenhum comentário:

Postar um comentário