segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Vida é Feita de Escolhas


Convivi durante anos com uma pessoa que me repetia essa frase (o título) o tempo inteiro e ela continua reverberando até hoje em minhas atitudes e pensamentos.



O tempo inteiro temos que fazer escolhas e muitas vezes os resultados delas não nos agrada, fazendo-nos voltar atrás para repensá-las, trazendo crescimento e evolução, porém, em muitos casos a lição vem à custa de um preço alto.



Fazemos algumas escolhas conscientes e muitas inconscientes. Pagar o preço de más conseqüências na segunda opção é sempre muito doloroso. Considero muitas escolhas ruins fruto da ignorância, dentre elas poderia classificar algumas como:



• O voto obrigatório que faz com que gente analfabeta escolha seu governante sem qualquer discernimento.
• Comida numa sociedade onde somos bombardeados por anúncios que vendem sabor e falsa saúde.
• Carreira profissional em uma idade prematura.
• Amigos numa fase ingênua sem a noção de que todo malandro é gente boa.
• Roupas baseadas no que a TV vende como tendência, independente do gosto pessoal e do corpo de cada um.
• Tipos físicos baseados no gosto de estilistas homossexuais em busca de cabides ambulantes.



A maioria dessas escolhas tem resultados reversíveis, mas muitas delas levam jovens à anorexia, pobres a ficarem dependentes do “bolsa família”, mães a alimentar seus filhos com Leite Ninho na crença de que estão fazendo o melhor para suas crias, profissionais frustrados sem conseguir inserção no mercado de trabalho e principalmente sérias distorções quanto à ideologias, qualidade de vida, valores e princípios.



Atribuiria a maioria desses danos ao câncer da sociedade: a Televisão. O ser humano hoje já não busca informação e sim aceita a primeira que chega até ele. Seguindo a lei do menor esforço já não lê nas horas vagas e sim se põe em frente a uma caixa quadrada que grita informações e publicidade o tempo todo. É um ciclo vicioso, do qual o viciado pode passar a vida sem se dar conta.



Sendo assim, uma de minhas escolhas é ignorar a televisão e ir à busca daquilo que acredito que seja bom para formar meu conteúdo pessoal. Penso que o resultado é bastante positivo na elaboração de uma visão crítica da vida, sem perdas de tempo com idéias massificadas que são propagadas a todo tempo.



O resultado é tornar-se um tanto alheio das idéias comuns e cada vez mais distante de estereótipos. E nesta loucura toda, ainda acho que certo é quem busca uma “sociedade alternativa” vivendo “metamorfoses ambulantes”: felizes e livres “malucos belezas”!

2 comentários:

  1. Camila,

    Muito bom este seu texto. Parabéns.

    E, melhor ainda, a foto do Raul Seixas. Sou fã incondicional do "Maluco Beleza".

    Bjão

    Angelica

    ResponderExcluir
  2. Oi Angélica, só vi seu comentário agora!! Obrigada pela visita!! =)

    Raul é mesmo o máximo - orgulho dos baianos roqueiros na terra do axé!!

    ResponderExcluir