domingo, 21 de agosto de 2011

Los Penitentes y Mendoza





Duas noites em San Rafael e era hora de mudar de ponto fixo novamente. Destino: Los Penitentes – a menor estação de esqui da Argentina. Mais uma estrada belíssima, paisagens estonteantes, montanhas para todos os lados... No caminho algo bem interessante, uma hora estávamos numa região montanhosa com micro clima próprio, totalmente árido, sem neve e de uma hora para outra neve para todos os lados... Chegamos quase anoitecendo em Los Penitentes... Nem sabíamos onde íamos ficar, o nosso albergue tinha sido “bookado” pelo recepcionista brasileiro do Hostel de Mendoza e ele fez uma propaganda tão boa que fomos “no escuro”. Chegando lá era um vilarejo tão pequeno que foi difícil acreditar que era SÓ AQUILO!! Enfim, nenhuma placa, resolvemos saltar em um lugar e perguntar onde ficava o tal hostel... Acabamos parando para pedir informações em um Hotel super aconchegante, cujo dono era um Argentino que já tinha morado 4 anos em Morro de São Paulo e ficamos tentados a ficar por lá mesmo. Como já tínhamos feito a reserva no outro lugar e a propaganda foi tão boa, fomos lá conferir...





Um frioooooooo!!!!! E não chegava lá de carro!!! Fomos andando, coisa de 3 minutos a pé, suficiente para quase congelar: -16ºC. Chegamos ao albergue e descobrimos um casebre com 2 quartos, cada um com 3 beliches... Para completar umas mulheres andando enroladas na toalha saindo do banheiro correndo e dizendo que a água quente tinha acabado!!! O lugar realmente era super charmoso, mas comparado com o hotel que tínhamos acabado de visitar, sem comparações. Para completar eu durmo até no chão, divido quarto, banheiro, não tenho frescura com nada, mas se tem algo que não abro mão é de um banho bem quente, principalmente no inverno. Não tinha nem o que pensar – voltar correndo para o Hotel onde tínhamos obtido informações. A dona do albergue não estava e sentamos na aconchegante salinha do albergue com o pessoal que lá estava (super simpáticos) e tomamos uma cervejinha ao lado da lareira... Quando a proprietária chegou foi super compreensiva, perdemos apenas os 10% da reserva e voltamos felizes (e congelando) para o hotel.






Lá todos os hotéis incluem o jantar na diária por motivos óbvios: ninguém tem coragem de sair no frio para comer!! Banho quente, quarto com super calefação, charmosérrimo, jantarzinho, vinho.... No dia seguinte quem teve coragem de esquiar??? Muitooo frio!! Saímos de lá para continuar explorando a belissima paisagem da estrada até a fronteira com o Chile que tinham nos informado que até lá era tudo lindo. A única hora que saltamos da deliciosa calefação do carro foi para ver a Puente del Inca de perto, trata-se de uma ponte natural linda, mas os minutos de deslocamento do carro até ela, o tempo de visita e o retorno para o carro foram um sofrimento, além da temperatura fria, neve nos pés, um vento de rachar!! Quando estávamos a praticamente uma hora do destino final tivemos que dar meia volta: estrada interditada por causa da nevasca. Mas valeu a estrada. Fomos até o Aconcágua (pico mais alto dos Andes) mas era tanta neblina, nuvens misturadas com neve que não conseguimos ver o pico.

No caminho de ida tínhamos passado pelas termas em Cacheuta e o local é lindo com um hotel maravilhoso e umas cabaninhas (estilo apart hotel) bem simpáticas. Pegamos os contatos e tínhamos pensado em ficar por lá na próxima noite, mas acabamos decidindo retornar para Mendoza. Estradas lindas e mais uma noite naquela cidadezinha fofa!! Com tantos restaurantes lindos acabamos resolvendo jantar novamente no mexicano, Tasco Tabasco na Aristides Villanueva. Dessa vez resolvemos ficar hospedados na Aristides Villanueva e descobrimos um apar-hotel super charmoso chamado Quinta & Suites (Coronel Rodriguez, 737 – info@quintasuites.com.ar – www.quintasuites.com.ar) – super recomendo para quem for à Mendoza. Bom, bonito, barato, bem localizado, limpo...!







No último dia fomos mais uma vez ao Parque San Martin, desta vez num passeio num ônibus que roda ele todo (é grande demais, impossível percorrer o parque todo a pé).Muito legal pois o motorista vai contando um pouco a história do lugar no caminho... Depois almoçamos em um restaurante japonês MARAVILHOSO chamado Sushiclub (Av. Belgrano 1112 – www.sushiclubweb.com) e de lá fomos na Winery comprar mais uns vinhos e recebemos mais algumas explicações sobre diferentes marcas o que foi bem interessante, pois quando visitamos as vinícolas eles sempre puxam a sardinha para a produção deles... Sem contar que a loja é linda, com uma super variedade, vale à pena!

Depois já era hora de ir para a organizada rodoviária de Mendoza e retornar no “ônibus-hotel” para Buenos Aires. A viagem estava chegando ao fim...



3 comentários:

  1. Camila, tudo bem? Qual é o nome do hotel que você ficou em Los Penitentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deyvis!!

      Poxa, infelizmente eu não lembro... Era tanto frio e tanta neve que fiquei no primeiro que entrei... Lembro só que era bem perto do Hostel da Hosteling International...

      Boa sorte e aproveite a sua viagem!

      Excluir
  2. Camila, tudo bem? Meu nome é Wellington. Olha, estou indo para Argentina, mas ficarei apenas dois dias em Mendoza. Reservarei um dia para o parque San Martin e um para Penitentes; gostaria de saber o seguinte: há perigo da estrada ficar interditada por conta da neve? Vamos em julho, e se não rolar nesse dia, não teremos outro. A segunda pergunta é a distância ente a Ponte del Inca e Penitentes. É longe?

    ResponderExcluir